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Grand-Am

Grand-Am: disputa pelo título pega fogo

RIO DE JANEIRO – O sábado de Rolex Sports Car Series no Kansas fez o campeonato da Grand-Am pegar fogo nas principais divisões, a Daytona Prototypes e a Grand Touring. A corrida do Kansas, primeira disputada no circuito que os estadunidenses chamam de “roval”, pois contou com parte do traçado oval – curvas inclinadas inclusive […]

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RIO DE JANEIRO – O sábado de Rolex Sports Car Series no Kansas fez o campeonato da Grand-Am pegar fogo nas principais divisões, a Daytona Prototypes e a Grand Touring. A corrida do Kansas, primeira disputada no circuito que os estadunidenses chamam de “roval”, pois contou com parte do traçado oval – curvas inclinadas inclusive – e com um trecho de misto, fez o campeonato ganhar um colorido imprevisível, a apenas duas corridas para o fechamento do certame, marcadas para Laguna Seca e Lime Rock Park, ambas em setembro.

Na DP, apenas cinco pontos separam os principais concorrentes ao título. Com mais um revés, Ryan Dalziel/Alex Popow, da Starworks, perderam a liderança do campeonato para Jordan Taylor/Max Angelelli, que levaram a melhor na corrida, com Scott Pruett/Memo Rojas, que partiram da pole, em segundo. O resultado levou a dupla do Corvette DP #10 ao total de 269 pontos, na ponta da tabela.

Apenas dois pontos atrás está o brasileiro Christian Fittipaldi, que obteve o 4º lugar em dupla com o português João Barbosa. Não fosse, repito, a falha de suspensão no carro em Indianápolis, e talvez o piloto do Corvette DP #5 da Action Express é que estivesse na liderança do campeonato. Resta, por enquanto, a vice-liderança ao sobrinho do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi.

O outro brasileiro inscrito, Oswaldo Negri, conquistou seu primeiro pódio – para valer – do ano, pois a categoria cassou os pontos conquistados em Daytona. Ele e seu parceiro John Pew superaram os problemas decorrentes de uma batida e, numa grande corrida, conquistaram um excelente resultado. Negri também prova que está de volta à velha forma, após convalescer de uma cirurgia para a correção de uma fratura, que o tirou de algumas corridas.

Além de Taylor/Angelelli, Popow/Dalziel e Fittipaldi/Barbosa, que mesmo correndo em dupla têm uma pontuação diferente, outras duplas que ainda estão no páreo são as de Jon Fogarty/Alex Gurney e Memo Rojas/Scott Pruett. Difícil dizer quem, ao fim das 12 provas, vai faturar o caneco.

Na GT, a luta está igualmente equilibrada e acirrada: com o triunfo no Kansas, Leh Keen ajudou seu parceiro Alessandro Balzan a recuperar a liderança do campeonato. O italiano da Ferrari #63 da Scuderia Corsa soma agora 279 pontos, apenas um à frente de John Potter/Andy Lally, que chegaram em oitavo somente com o Porsche #44 da Magnus Racing. John Edwards/Robin Liddell completaram em 4º lugar e estão em terceiro, com 276.

O pódio na 10ª etapa entre os GTs foi composto ainda por Patrick Lindsey/Patrick Long, com o Porsche #73 da Park Place Motorsports e por Emil Assentato/Anthony Lazzaro, com outra Ferrari.

A GX teve o de sempre: os carros mais lentos do lote e a vitória de Joel Miller/Tristan Nunez. Foi o quinto triunfo do #00 em 2013 e Miller está a apenas sete pontos do líder Jim Norman, que soma 329. Tom Long tem 310 e Tristan Nunez 287.