A Mil por Hora
Ônibus

Ponto de ônibus (2)

RIO DE JANEIRO – Uma marca registrada do Rio de Janeiro dos anos 70/80 foram os ônibus especiais conhecidos como “Frescões”, porque tinham ar condicionado e poltronas confortáveis. Esse tipo de transporte chegou a movimentar uma média de 130 mil passageiros/mês. O auge durou até 1981, quando o metrô ganhou mais estações e o custo […]

CDO_RJ_RJ_TRESAMIGOS 0110RIO DE JANEIRO – Uma marca registrada do Rio de Janeiro dos anos 70/80 foram os ônibus especiais conhecidos como “Frescões”, porque tinham ar condicionado e poltronas confortáveis. Esse tipo de transporte chegou a movimentar uma média de 130 mil passageiros/mês. O auge durou até 1981, quando o metrô ganhou mais estações e o custo de manutenção dos ônibus encareceu por vários outros motivos.

Algumas empresas (como a Forte) fecharam, diversas desativaram suas linhas e outras seguiram operando os “Frescões” até meados da década de 80, enquanto Real, Pégaso e Redentor remaram contra a maré e seguem em atividade até hoje no ramo. Na foto, um ônibus da Viação Três Amigos (Área #6), que fazia a linha Castelo-Vicente de Carvalho. Carroceria Marcopolo II, produzida entre 1971 e 1975, com motor traseiro, provavelmente um Mercedes-Benz.