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Após 12 anos, NAPA rompe com Michael Waltrip

RIO DE JANEIRO – A marmelada de Richmond, última corrida da primeira fase da Nascar que definiu os 12 (agora 13) pilotos que vão decidir o título no Chase da Sprint Cup, custou caro – muito caro – para Michael Waltrip. Além de ver Martin Truex Jr., um de seus pilotos, fora da fase final […]

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RIO DE JANEIRO – A marmelada de Richmond, última corrida da primeira fase da Nascar que definiu os 12 (agora 13) pilotos que vão decidir o título no Chase da Sprint Cup, custou caro – muito caro – para Michael Waltrip.

Além de ver Martin Truex Jr., um de seus pilotos, fora da fase final do campeonato por conta de uma punição imposta pela Nascar, que multou a equipe em US$ 300 mil, Waltrip tem o dissabor de ser comunicado que o patrocinador principal do carro #56, a NAPA Auto Parts, está fora da equipe após 12 anos de parceria. O contrato entre a empresa e a equipe rendia, atualmente, US$ 16 milhões/ano, de acordo com o Sports Business Journal.

Em comunicado emitido hoje, a empresa diz o seguinte:

“A NAPA anuncia hoje que decidiu encerrar o acordo de patrocínio com a Michael Waltrip Racing (MWR) em 31 de dezembro de 2013. Como muitos sabem, a Nascar confirmou que a MWR tentou manipular os resultados da corrida de Richmond, na Virgínia, em 7 de setembro. A Nascar impôs uma multa pesada, retirou 50 pontos dos três pilotos da MWR naquela corrida e suspendeu ou baniu outros membros da referida escuderia.

A NAPA acredita na lisura, no jogo limpo. E estamos muito decepcionados com as ações que levaram às sanções impostas pela Nascar. A equipe MWR já sabe de nossa decisão e a comunicamos oficialmente em nossa página do Facebook. Haverá uma cobertura extensa da mídia e muita discussão entre os aficionados nas próximas corridas e acreditamos que nossa decisão de encerrar o vínculo com a equipe gere uma atenção extra. A decisão foi difícil, mas acreditamos que foi o correto a se fazer.

Vamos reavaliar nossas posições e nossas relações futuras com o automobilismo.”

Michael Waltrip, o dono da equipe, resignou-se em aceitar a decisão.

“A NAPA esteve comigo em minhas duas vitórias na Daytona 500, ficou de fora em algumas corridas quando montei uma equipe totalmente nova e voltamos às vitórias outras vezes. A relação entre nós cresceu muito mais além de um simples patrocinador. Fomos parceiros e amigos. Não teremos qualquer carro patrocinado pela NAPA em 2014, mas tenho amizades para a vida toda. Para os aficionados e para os que já tomaram conhecimento desta decisão nas redes sociais, sou o responsável direto por todas as ações da MWR. Sinceramente, peço desculpas pelo papel desempenhado por nossa escuderia e para a Nascar, que nos puniu pela quebra de conduta do time em Richmond. A Nascar se reuniu com todos os competidores em Chicago e todos nós sabemos o que ela espera de nós daqui para diante”, afiançou.

Muito bem: agora, depois da casa arrombada, é que o sr. Waltrip vem pedir desculpas? Ele deveria é se envergonhar da atitude que tomou, junto ao chefe de equipe de Clint Bowyer, ao fazer o piloto do #15 rodar propositadamente para beneficiar um outro piloto de sua escuderia e – pior – com interesses comerciais diferentes, pois a NAPA é uma empresa de autopeças e a 5-Hour, patrocinadora do carro de Bowyer, é uma marca de energéticos.

Enfim, o que está feito, está feito.