A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

Decisão sensata

RIO DE JANEIRO – Avisa o nanonarrador e mequetrefe Luc Monteiro que o Automóvel Clube de Cascavel cancelou a etapa do Brasileiro de Endurance, prevista para o Autódromo Zilmar Beux, daquela cidade, no dia 20 de outubro. Segundo a imagem que ilustra este post, os altos custos para a realização da corrida e o baixo […]

RIO DE JANEIRO – Avisa o nanonarrador e mequetrefe Luc Monteiro que o Automóvel Clube de Cascavel cancelou a etapa do Brasileiro de Endurance, prevista para o Autódromo Zilmar Beux, daquela cidade, no dia 20 de outubro.

Segundo a imagem que ilustra este post, os altos custos para a realização da corrida e o baixo número de inscritos fizeram o clube local e a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) a tomar tal decisão.

É uma atitude sensata. Mas que mostra muito bem o lamentável estado do esporte a motor no Brasil. As competições de Endurance são interessantes e jamais decolam aqui por uma série de fatores – entre eles a instabilidade de regulamentos e, principalmente, o fato de que a CBA não consegue dar uma cara a este campeonato.

Numa atitude revanchista de sua administração, Cleyton Pinteiro tomou das mãos de Toninho de Souza a promoção das provas do certame. Entregou para Antonio Hermann e a SRO, que caíram fora do barco rapidinho. Depois, foi criada a Top Series, sob a responsabilidade de Marcello Sant’Anna e da Auto + Entretenimento – também não deu certo.

Francamente, o que esperar da CBA, que nos ‘premia’ com uma das mais ineptas administrações de sua história? Quem conhece o esporte a fundo nunca viu coisa igual, tamanha incompetência e decadência reunidas num dos piores momentos do automobilismo no país – muito pior do que quando o Ministério da Educação cismou de proibir as corridas por aqui em 1976, alegando que se consumia muito combustível nos autódromos.

E ainda somos premiados com as denúncias envolvendo a Federação de Automobilismo do Distrito Federal e seus dirigentes, numa teia de corrupção e desvio de verbas. Fosse este um país sério e tudo isso seria investigado. Fosse este um país sério e ninguém se locupletaria nos seus cargos.

Cada dia mais acredito que vim parar no país errado…