A Mil por Hora
Nascar

Decisão ridícula

RIO DE JANEIRO – Ontem à noite, pouco antes de terminar o trabalho no Fox Sports e voltar para minha casa na Tijuca, pingou e-mail da Nascar comunicando uma punição ao brasileiro Nelsinho Piquet. Segundo o que li, o piloto da Turner Scott Motorsports foi multado em US$ 10 mil (pouco mais de 20 mil […]

RIO DE JANEIRO – Ontem à noite, pouco antes de terminar o trabalho no Fox Sports e voltar para minha casa na Tijuca, pingou e-mail da Nascar comunicando uma punição ao brasileiro Nelsinho Piquet.

Segundo o que li, o piloto da Turner Scott Motorsports foi multado em US$ 10 mil (pouco mais de 20 mil reais) e está em observação por tempo indeterminado. A Nascar recomendou, também, um “tratamento de sensibilidade” a Nelsinho, de 28 anos.

O que ocorreu foi o seguinte: Piquet fez um comentário no instagram de Parker Kligerman, um de seus adversários na Nationwide Series. Na postagem, Nelsinho escreveu “fag” – diminutivo para faggot – uma maneira considerada pejorativa, pelo menos nos EUA, para se referir a um homossexual.

Houve quem se ofendesse com a mensagem e aí, já viu. O “print” com o instagram e o recado de Nelsinho chegou à Nascar, que o puniu por comportamento inadequado e homofobia.

Pelo que diz o dicionário, o significado da expressão homofobia é este aqui:

Homofobia (homo, pseudoprefixo de homossexual, fobia do grego φόβος “medo”, “aversão irreprimível” ) é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a pessoas homossexuaisbissexuais e, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais. As definições para o termo referem-se variavelmente a antipatiadesprezopreconceito, aversão e medo irracional. A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base na percepção de que a orientação não heterossexual é negativa.

O piloto apressou-se a emitir um comunicado com um pedido de desculpas.

“Eu sinceramente peço desculpas a todos pela minha péssima escolha de palavras na última semana. Eu não queria machucar ou ofender ninguém. Essa está sendo uma experiência de aprendizagem cultural que vai me tornar uma pessoa com maior sensibilidade no futuro.”

Cada um tem seu ponto de vista e no meu aconteceu o seguinte: Piquet fez uma brincadeira com Parker Kligerman, igual a que muitos de nós (eu e vários leitores, lógico) já fizemos ou fazemos com algum conhecido. Punir o piloto por isso – e sei que vai ter alguém levantando a tese de que foi uma brincadeira de muito mau gosto – beira o ridículo.

A Nascar começou a ter um surto de ética depois do episódio de Richmond e, pelo visto, quem sair da linha – seja no instagram ou dentro da pista – vai ser punido. Uns com rigor excessivo, outros com rigor desnecessário.

O mundo está ficando cada vez mais “coxinha” e insuportável.