A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

Recorde no Sul

RIO DE JANEIRO – Enquanto as coisas vão de mal a pior a nível nacional no nosso automobilismo, a turma do Sul não deixa a peteca cair e mostra mais uma vez o caminho das pedras. Na 7ª rodada da Fórmula 1.6, disputada no fim de semana passado em Tarumã, a categoria registrou novo recorde […]

DSCN6867RIO DE JANEIRO – Enquanto as coisas vão de mal a pior a nível nacional no nosso automobilismo, a turma do Sul não deixa a peteca cair e mostra mais uma vez o caminho das pedras. Na 7ª rodada da Fórmula 1.6, disputada no fim de semana passado em Tarumã, a categoria registrou novo recorde de inscritos: foram 22 carros, com vinte e um deles largando para a primeira fila.

No monoposto #89, à direita e em primeiro plano na foto, está Matheus Stumpf, que fez a pole position com a média de 163,431 km/h. Entretanto, a corrida dele durou apenas quatro voltas na primeira bateria e Ismael Toresan não só venceu esta etapa como também a seguinte, completando 100% de aproveitamento em Tarumã. Fernando Stédile foi duas vezes segundo colocado e com isso ficou muito próximo do título na classe principal: bastam três pontos apenas na próxima etapa.

Na classe Light, o carioca Leandro Guedes faturou as duas corridas, com Rômulo Escouto completando ambas em 2º lugar. Com os resultados, o piloto do carro #12 venceu o campeonato com antecipação de uma rodada. E na divisão para monopostos com mecânica 1.8, Gustavo Camilo, mais outro piloto daqui do Rio de Janeiro, levou a melhor com um 5º posto geral na primeira prova e o sétimo lugar na segunda.

Parabéns à gauchada. A Fórmula 1.6 e a Fórmula Júnior, que já havia citado aqui no blog, continuam sendo alternativas viáveis, competitivas e de custo acessível para que a base do nosso automobilismo não seja ferida de morte. Com quatro autódromos – Tarumã, Guaporé, Santa Cruz do Sul e Velopark – afora Rivera, que é ali perto, no Uruguai (e possivelmente será utilizado), a turma do extremo sul do país dá uma lição em muita gente – deixando principalmente os cariocas com um travo de revolta pois por aqui estamos completando quase um ano sem autódromo e tudo indica que o Rio de Janeiro passará muito tempo sem uma praça esportiva próxima do nível do Autódromo de Jacarepaguá.