A Mil por Hora
Ônibus

Ponto de ônibus (26)

RIO DE JANEIRO – Do acervo do Moacir Ramos e postada no Cia. de Ônibus, uma foto espetacular de um dos ônibus da extinta Luxor Transporte e Turismo, que operou por muito tempo no Rio de Janeiro sob o registro RJ145 do Detro. A empresa começou suas atividades nos anos 60 com uma sóbria pintura […]

CDO_RJ145_LUXOR_ 0073RIO DE JANEIRO – Do acervo do Moacir Ramos e postada no Cia. de Ônibus, uma foto espetacular de um dos ônibus da extinta Luxor Transporte e Turismo, que operou por muito tempo no Rio de Janeiro sob o registro RJ145 do Detro.

A empresa começou suas atividades nos anos 60 com uma sóbria pintura azul e branca onde se destacava pouco o nome da companhia. Mas a Revista Transporte Moderno, que promovia um concurso de pinturas de frotas de ônibus, acabou sendo indiretamente responsável pela mudança radical na programação visual da frota da Luxor, duas vezes – em 1975 e depois em 1988. Coincidência: os desenhos foram trabalhos do mesmo Moacir Ramos que ofertou para o Cia. de Ônibus as fotos dos primeiros carros da empresa.

A Luxor atuava na Baixada Fluminense, especialmente em Magé e Duque de Caxias, com linhas de lugares adjacentes chegando ao Rio de Janeiro. Mas os tempos mudaram e a empresa, embora tenha crescido a ponto de atuar em lugares como Petrópolis, Xerém, Imbariê e Campos Elísios, acabaria posteriormente dividida e a Anatur, o braço turístico da Luxor, abocanhou algumas de suas linhas.

Com o crescimento, veio a decadência da qualidade dos serviços de ambas as empresas e o inevitável fechamento das portas. As linhas da Luxor/Anatur foram pulverizadas entre a Trel, de quem a parceria absorvera algumas rotas nos anos 80; a Viação União, a Reginas e a Transportes Machado, de Petrópolis.

O modelo da foto que ilustra este post é o Copacabana, da igualmente extinta encarroçadora Cermava, sob chassi e mecânica Mercedes-Benz.