A Mil por Hora
Cinema

James Garner (1928-2014)

MARATAÍZES – Pete Aron não está mais entre nós. Morreu na noite deste sábado o ator James Garner, aos 86 anos. O astro de Grand Prix, a melhor película sobre automobilístico do século XX, não resistiu após seis anos debilitado em razão de um derrame e faleceu em sua casa, em Brentwood, na Califórnia. Garner foi […]

grandprix2

MARATAÍZES – Pete Aron não está mais entre nós. Morreu na noite deste sábado o ator James Garner, aos 86 anos. O astro de Grand Prix, a melhor película sobre automobilístico do século XX, não resistiu após seis anos debilitado em razão de um derrame e faleceu em sua casa, em Brentwood, na Califórnia.

Garner foi um dos principais atores do filme dirigido por John Frankenheimer e que se tornou um ícone entre os fãs do esporte a motor. Ao lado de Yves Montand e outros atores de expressão menor, ele participou da trama que girava em torno da rivalidade entre os pilotos em busca do título mundial de Fórmula 1 em 1966. E ao contrário da grande maioria dos seus colegas, James estudou a fundo o papel. Entrou na escola de pilotagem de Bob Bondurant, consultou-se com Phil Hill, campeão mundial de 1961. Enfim… levou o negócio muito a sério.

Afora Grand Prix, curiosamente (ou não) omitido de sua biografia cinematográfica pelo G1, James atuou noutras produções de vulto, como Victor ou VictoriaMaverick, além de estrelar a série Arquivo Confidencial, que lhe rendeu um Emmy – o Oscar da televisão – em 1977.

Garner manteve-se em atividade na profissão até os 70 anos. Envelheceu e morreu com dignidade. Os fãs de Grand Prix, hoje, lhe prestam as maiores homenagens que poderia receber.