RIO DE JANEIRO – Envolvida na construção e no desenvolvimento do novo protótipo Coupé para a classe LMP2, com estreia marcada para o próximo ano, a Honda (leia-se Honda Performance Development) confirmou que haverá seis desses protótipos nas pistas em dois campeonatos distintos. Tanto no Mundial de Endurance (FIA WEC) quanto no Tudor United SportsCar Championship, teremos o novo HPD ARX-04b em ação.
Steve Eriksen, o vice-presidente da HPD, disse haver uma dezena de escuderias interessadas em ter o novo bólido, além – claro – da Extreme Speed Motorsports, primeira a confirmar a parceria com a Honda para 2015 e a consequente compra de pelo menos dois chassis do construtor japonês para a disputa do TUSC e – talvez das 24 Horas de Le Mans. Rumores indicam que a Andretti Autosport, interessada no crescimento futuro do certame estadunidense, deve ser o segundo cliente nos EUA. Na Europa, duas ou três escuderias ainda não reveladas devem ser clientes da HPD em 2015.
O primeiro chassi será construído na Inglaterra e ficará pronto até novembro, quando o primeiro teste de pista do protótipo comprado pela ESM será realizado. Os demais terão a montagem feita pelas próprias escuderias, com a supervisão da HPD e do escritório Wirth Research, responsável pelo desenvolvimento do ARX-04b, que como os seus modelos antecessores da LMP2, continua equipado com o motor 2,8 litros V6 biturbo pelo menos até 2017, quando é prevista uma mudança no regulamento técnico desta subdivisão de protótipos de acordo com o ACO e a FIA.