A Mil por Hora
Nascar

Oficial: Carl Edwards é da Gibbs a partir de 2015

RIO DE JANEIRO – Em coletiva de imprensa que se realiza neste momento nos EUA, o piloto Carl Edwards, de 35 anos, acaba de ser anunciado como o quarto piloto da escuderia Joe Gibbs Racing para a temporada 2015 da Nascar Sprint Cup Series. Junto com a notícia de sua contratação, chega um novo patrocinador […]

carl-edwards.jpg.main

RIO DE JANEIRO – Em coletiva de imprensa que se realiza neste momento nos EUA, o piloto Carl Edwards, de 35 anos, acaba de ser anunciado como o quarto piloto da escuderia Joe Gibbs Racing para a temporada 2015 da Nascar Sprint Cup Series. Junto com a notícia de sua contratação, chega um novo patrocinador para a categoria: a Arris – mais uma empresa do poderoso grupo de Carlos Slim Helu, presente ao evento, aliás – vai estampar seu nome na carenagem do Toyota Camry de Edwards.

É o fim de uma ligação de mais de uma década com Jack Roush e, logicamente, com a Ford. Edwards debutou pelo time em 2003 e já no ano seguinte estreava numa temporada parcial da então Nextel Cup substituindo Jeff Burton no Ford Taurus #99. Sua primeira vitória na divisão principal foi no fim de semana do Atlanta Motor Speedway, que viu a chamada “varrida” de Edwards, ao vencer também a competição da Busch Series, que hoje conhecemos como Nationwide Series. O piloto comemorou com um backflip e desde então a cambalhota com salto mortal é a marca registrada de Carl Edwards, apelidado por este que vos escreve de “Acrobata” ou então de “Carlos Eduardo dos Santos” (por causa da Daiane dos Santos, claro), no tempo em que a Nascar era transmitida por outra emissora.

Desde então, até o último domingo com a disputa da Pure Michigan 400, foram mais de 600 corridas pelo time de Jack Roush em todas as principais divisões da Nascar, resultando em 23 vitórias na Sprint Cup, 38 na Nationwide Series e seis na Camping World Truck Series, bem como dois vice-campeonatos em 2008 e 2011 na divisão principal e um título da Nationwide em 2007.

Edwards irá correr com o número #19 em 2015 e terá como um de seus companheiros de time um velho conhecido de Roush: Matt Kenseth, que saiu do time da Ford e foi para lá em 2013. Kyle Busch permanecerá com o patrocínio dos confeitos M&M’s, pondo fim aos boatos de que o apoio mudaria de carro e Denny Hamlin segue com o apoio da FedEx em seu #11 no próximo ano.

Para o futuro ex-piloto da Roush, a mudança para a JGR pode ser uma boa. Kenseth chegou no time e foi logo vice-campeão, naquela que talvez tenha sido a melhor temporada de sua carreira. Resta saber se Joe Gibbs terá condições de estruturar sua escuderia de forma a não perder competitividade alinhando quatro carros ao invés de três.