A Mil por Hora
GT World Challenge Europe Sprint

Götz é campeão no Blancpain Sprint Series

RIO DE JANEIRO – Sem precisar disputar a corrida principal do Baku World Challenge neste domingo, o alemão Maximilian Götz conquistou o título do Blancpain Sprint Series na temporada 2014. O piloto bávaro de 28 anos, que defende a equipe HTP Motorsport com um Mercedes SLS AMG GT3, chegou em 9º na corrida classificatória, mais […]

timthumb (11)
O problema no carro de Proczyk/Bleekemolen deu o título a Maximilian Götz sem que o alemão precisasse pontuar em Baku

RIO DE JANEIRO – Sem precisar disputar a corrida principal do Baku World Challenge neste domingo, o alemão Maximilian Götz conquistou o título do Blancpain Sprint Series na temporada 2014. O piloto bávaro de 28 anos, que defende a equipe HTP Motorsport com um Mercedes SLS AMG GT3, chegou em 9º na corrida classificatória, mais do que o suficiente para manter os 26 pontos de vantagem para Hari Proczyk/Jeroen Bleekemolen, que terminaram a primeira prova da rodada dupla em 13º lugar, uma volta atrasados, após uma parada obrigatória nos boxes: o carro #28 do time Grässer foi advertido com bandeira preta e círculo branco para reparar o Lamborghini Gallardo na seção dianteira, totalmente avariada num incidente.

Cesar Ramos/Laurens Vanthoor venceram ambas as provas e terminaram o campeonato na 4ª colocação, com 100 pontos

Ambas as provas do fim de semana tiveram vitórias do Belgian Audi Club Team WRT e do brasileiro Cesar Ramos, que fecha o campeonato em alta: o piloto de Novo Hamburgo ajudou o belga Laurens Vanthoor a levar o troféu de campeão absoluto do Blancpain GT Series, englobando os pontos da série de Endurance e da competição Sprint. A dupla do #1 repetiu uma façanha que só Proczyk/Bleekemolen conquistaram ao longo do ano – vencer a corrida classificatória e a principal, o que ocorrera em Brands Hatch. Os pontos somados em Baku levaram Ramos e Vanthoor ao 4º lugar na classificação final do Blancpain Sprint Series. A escuderia superou a HTP Motorsport na classificação geral entre os times e conquistou o título de 2014.

Jonny Adam e Andy Soucek também tiveram do que se orgulhar: chegaram em 2º nas duas provas com o Aston Martin V12 Vantage GT3 da Beechdean AMR. Stéphane Ortelli/Stéphane Richelmi, que partiram da pole na prova #1, acabaram em terceiro na corrida classificatória. E na principal, o pódio coube a Niki Mayr-Melnhof/Markus Winkelhock.

Ricardo e Rodrigo Sperafico tiveram uma primeira e positiva experiência com a BMW Z4 GT3 da equipe brasileira chefiada por Antonio Hermann e Washington Bezerra. Terminaram entre os dez primeiros em ambas as provas, com um 9º lugar na corrida principal que lhes rendeu pontos no campeonato. Já Miguel Paludo e Matheus Stumpf não conseguiram concluir nenhuma das provas.

Classificação final do Blancpain Sprint Series:

1. Maximilian Götz (campeão) – 142 pontos
2. Maximilian Bühk – 126
3. Hari Proczyk/Jeroen Bleekemolen – 115
4. Cesar Ramos/Laurens Vanthoor – 100
5. Enzo Ide/René Rast – 71
6. Sérgio Jimenez/Cacá Bueno – 55
7. Stéphane Ortelli – 54
8. Dominik Baumann/Thomas Jäger – 45
9. Stef Dusseldorp/Sergey Afanasiev – 37
10. Andy Soucek/Jonny Adam – 36
11. Niki Mayr-Melnhof/Markus Winkelhock – 32
12. Vincent Abril/Mateusz Lisovski – 28
13. Grégory Gulivert – 21
14. Fabio Onidi/Giorgio Pantano – 19
15. Stéphane Richelmi – 18
16. Nico Verdonck, Jaap Van Lagen/Robert Renauer e Tomas Enge/Roman Rusinov – 16
19. Fabian Hamprecht – 15
20. Matheus Stumpf e Marc Basseng/Alessandro Latif – 14
22. Filip Salaquarda – 13
23. Peter Kox, Chris Van der Drift, Alex Zanardi e Martin Ragginger/Marco Holzer- 12
27. Valdeno Brito e Lucas Wolf/Luca Stolz – 10
29. Sascha Halek/Stefan Landmann e Frederic Vervisch – 8
31. Andrea Montermini – 7
32. Nicky Catsburg, Stefan Rosina e Alessandro Balzan – 6
35. Sten Pentus, Nelsinho Piquet e David Jahn/Sven Barth – 4
38. Stefano Colombo/David Fumanelli – 3
39. Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico – 2
40. Alon Day/Andreas Simonsen e Miguel Toril/Armaan Ebrahim – 1