A Mil por Hora
Fórmula E

Feliz da Costa

RIO DE JANEIRO – Terminou há pouco a movimentada corrida da Fórmula E no ótimo circuito urbano montado para a categoria no bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires. Foi a melhor pista que a categoria dos carros elétricos competiu e também foi a melhor prova (na minha opinião) das quatro já disputadas. Não faltou […]

Antônio Félix da Costa é o quarto vencedor diferente em quatro corridas da nova Fórmula E

RIO DE JANEIRO – Terminou há pouco a movimentada corrida da Fórmula E no ótimo circuito urbano montado para a categoria no bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires. Foi a melhor pista que a categoria dos carros elétricos competiu e também foi a melhor prova (na minha opinião) das quatro já disputadas. Não faltou polêmica, controvérsia, emoção, punições e surpresas, como a vitória do português Antônio Félix da Costa, 23 anos de idade, pertencente ao quadro de pilotos da Red Bull e que defende a Amlin Aguri na Fórmula E.

Aliás, poucos poderiam prever um triunfo do time do ex-piloto de F1 Aguri Suzuki nesta categoria, em razão da crise financeira que o time atravessa desde o ano passado. E a corrida de Félix da Costa foi exemplar: largando de oitavo, ele não cometeu nenhum erro. Foi impecável, ao contrário do pole position Sébastien Buemi, que bateu com a roda dianteira direita num dos muros que margeavam a pista. E que o brasileiro Lucas Di Grassi: herdeiro da liderança, o piloto da Abt Audi também errou e também bateu.

Não obstante, a direção de prova distribuiu penalizações ao atacado e dois dos premiados foram o “Passarinho” Sam Bird e o alemão Nick Heidfeld, que vinha na liderança até receber um drive through na 33ª e antepenúltima volta. No final, a corrida teve mais contornos de anticlímax com os enroscos entre Daniel Abt e Jaime Alguersuari e depois de Jean-Éric Vergne com Bruno Senna.

Assim, além da surpreendente vitória do português da Aguri, Nicolas Prost se viu com o segundo lugar caindo no colo, com Nelsinho Piquet em terceiro. Justiça seja feita, a corrida do piloto do Team China foi espetacular, tendo marcado por diversas vezes a volta mais rápida. Acabou perdendo o ponto extra para Sam Bird, que após a punição ainda foi o 7º colocado. Bruno Senna também fez uma corrida muito combativa vindo da última fila do grid e chegou em quinto.

Agora a categoria tira o mês inteiro de fevereiro para “férias”. A Fórmula E volta em 14 de março com o ePrix de Miami, na Flórida. Lucas Di Grassi, líder do campeonato, vê a diferença para Bird descer para 10 pontos. Nelsinho Piquet é o quinto na tabela com 37. Bruno Senna está empatado com outros dois pilotos em 9º, com 18.

O resultado final em Buenos Aires:

1º Antônio Félix da Costa (Amlin Aguri), 35 voltas em 48’52″100, média de 103,4 km/h
2º Nicolas Prost (eDams), a 5″354
3º Nelsinho Piquet (China Racing), a 8″552
4º Jaime Alguersuari (Virgin Racing), a 11″148
5º Bruno Senna (Mahindra Racing), a 11″535
6º Jean-Éric Vergne (Andretti Autosport), a 13″319
7º Sam Bird (Virgin Racing), a 13″617
8º Nick Heidfeld (Venturi), a 15″464
9º  Oriol Serviá (Dragon Racing), a 19″334
10º Stéphane Sarrazin (Venturi), a 28″973

Classificação do campeonato após 4 etapas:

1. Lucas Di Grassi – 58 pontos
2. Sam Bird – 48
3. Sébastien Buemi – 43
4. Nicolas Prost – 42
5. Nelsinho Piquet – 37
6. Antônio Félix da Costa – 29
7. Jaime Alguersuari – 26
8. Jerôme d’Ambrosio – 22
9. Franck Montagny, Karun Chandhok e Bruno Senna – 18
12. Oriol Serviá – 15
13. Jarno Trulli e Charles Pic – 12
15. Jean-Éric Vergne – 11
16. Nick Heidfeld – 5
17. Daniel Abt – 4
18. Stéphane Sarrazin – 3
19. Takuma Sato – 2