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Mundial de Endurance

Novo motor para a Rebellion em 2015

RIO DE JANEIRO – A equipe suíça Rebellion Racing, um dos dois únicos times privados do Mundial de Endurance (FIA WEC) na classe LMP1, confirmou nesta quinta-feira que não terá mais motores Toyota V8 em seus protótipos a partir desta temporada. Barth Hayden, chefe do time helvético, assegura que as negociações estão em curso e […]

Nicolas Prost (FRA) / Nick Heidfeld (DEU) / Mathias Beche (CHE) driving the #12 LMP1 (WEC) Rebellion Racing (CHE) Rebellion Toyota R-One
O Rebellion R-One LMP1 não correrá com motores Toyota em 2015. A equipe suíça tem opções que variam entre Judd, AER e uma unidade preparada por Neil Brown , além da Cosworth e da HPD (Honda)

RIO DE JANEIRO – A equipe suíça Rebellion Racing, um dos dois únicos times privados do Mundial de Endurance (FIA WEC) na classe LMP1, confirmou nesta quinta-feira que não terá mais motores Toyota V8 em seus protótipos a partir desta temporada.

Barth Hayden, chefe do time helvético, assegura que as negociações estão em curso e há, segundo o dirigente, bastante opções no mercado. “Tudo o que posso dizer é que ficamos surpresos com o leque de possibilidades que temos para 2015. Há os motores Judd V8 e V10, o V6 Turbo da AER, o V8 desenvolvido por Neil Brown (baseado no motor Audi do DTM), bem como as opções com a Honda Performance Development e Cosworth”, declarou à revista britânica Autosport.

Aliás, confesso que fiquei surpreso com as duas últimas possibilidades elencadas por Barth Hayden. Jamais falou-se da possibilidade da Cosworth ter motores no FIA WEC e a própria Honda não trabalha no desenvolvimento de uma unidade dentro do regulamento LMP1. Mas quanto a isso, não é problema: o uso do bloco do motor LMP2, mudando diâmetro e curso dos pistões, abre a possibilidade de um motor dentro do regulamento da classe principal.

Essa mudança radical não estava prevista, mas era necessária. “Olhamos para o nosso futuro a longo prazo e decidimos mexer tudo mais cedo”, disse Hayden. No entanto, tamanha alteração pode prejudicar o início do campeonato da Rebellion, que cogita se ausentar da abertura do campeonato em abril, nas 6 Horas de Silverstone, com seus dois carros.

Tampouco os pilotos estão definidos: a equipe ainda depende do anúncio oficial dos pilotos da Nissan para tomar uma decisão. Isso passaria pela saída de Nick Heidfeld da equipe, mas muitos da imprensa internacional não garantem o veterano piloto alemão nas hostes japonesas neste ano. Nicolas Prost? Pouco provável, também. E dentre os demais, há quem afirme que Fabio Leimer não permanece na Rebellion em 2015. Os demais pilotos eram Mathias Beche, Andrea Belicchi e Dominik Kraihamer. Mudanças substanciais estão a caminho…