A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

A novela “Autódromo do RJ” tem novo capítulo…

RIO DE JANEIRO – Há dois anos, o automobilismo do Rio de Janeiro segue órfão de autódromo. Com o desaparecimento de Jacarepaguá sob a desculpa de se erguer um Parque Olímpico – quando, na verdade, o terreno já está destinado à desenfreada especulação imobiliária, a prefeitura, o governo do Estado e o ministério do Esporte […]

RIO DE JANEIRO – Há dois anos, o automobilismo do Rio de Janeiro segue órfão de autódromo. Com o desaparecimento de Jacarepaguá sob a desculpa de se erguer um Parque Olímpico – quando, na verdade, o terreno já está destinado à desenfreada especulação imobiliária, a prefeitura, o governo do Estado e o ministério do Esporte “prometeram” um novo autódromo em Deodoro, distante subúrbio da capital fluminense.

Mais de uma vez já foi dito que o terreno destinado à construção da pista substituta era do Exército e um autêntico campo minado. Pois bem: justamente no terreno, que fica em Camboatá, aconteceu uma explosão. Não é novidade, segundo o que diz o conterrâneo PH Marum em matéria no Grande Prêmio. As explosões acontecem desde 1958…

Agora, de forma oportuna (ou seria oportunista?), o vereador Carlo Caiado, do abjeto partido Democratas (aquele que um dia foi UDN e depois transmutou-se em ARENA, PDS e PFL – ou seja, com forte vínculo com a ditadura e os militares que destruíram a democracia neste país por longo período), propôs uma representação oficial para que a planta do autódromo que nunca aconteceu de fato saia de Deodoro para Guaratiba, igualmente na Zona Oeste do RJ.

E Guaratiba consegue ser mais longe do que já era a antiga pista de Jacarepaguá e do que seria Deodoro.

Vamos ver como as coisas fluem. Na verdade, o ano só começa agora que o Carnaval vai chegando ao fim. Mas é bom não ter esperanças, ainda mais em se tratando de um inepto como George Hilton na pasta do ministério dos Esportes e, principalmente, em se tratando de quem são prefeito e governador do Rio de Janeiro.