A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Começou a palhaçada…

RIO DE JANEIRO – Demorou até demais para a FIA querer estragar o World Endurance Championship. Sob uma alegada “contenção de custos”, o conselho mundial da entidade ratificou uma medida que tem absolutamente tudo para se tornar impopular, principalmente porque trata-se da divisão hoje mais prolífica de construtores e equipes: a LMP2. A partir de […]

AUTO - WEC 6 HOURS OF AUSTIN 2014
O Conselho Mundial da FIA pôs as manguinhas de fora…

RIO DE JANEIRO – Demorou até demais para a FIA querer estragar o World Endurance Championship. Sob uma alegada “contenção de custos”, o conselho mundial da entidade ratificou uma medida que tem absolutamente tudo para se tornar impopular, principalmente porque trata-se da divisão hoje mais prolífica de construtores e equipes: a LMP2.

A partir de 2017, a segunda classe de protótipos do FIA WEC terá monomarca de motores – o que, para muitos, vai soar como uma decisão meramente política (a favor de quem, saberemos breve). E somente quatro construtores serão autorizados a fornecer chassis.

Então, para que mesmo Dome, HPD e Oreca construíram protótipos recentemente para a LMP2? Por que a Gibson, outrora Zytek, tem um croqui de projeto – que tem tudo para ser engavetado? Para um bando de engravatados sentarem numa mesa de reuniões e o que se decidiu está decidido, ponto final, fim de papo? E as equipes, foram consultadas? E os construtores, a parte mais interessada, o que acham disso?

Começou a palhaçada. A FIA viaja na maionese com essa decisão, que pode significar uma absurda queda de apelo e de interesse dos times menores em ingressar no WEC – a menos que, através dessa medida, os times não-oficiais, sem vínculo com fabricantes, sejam impelidos a se mexer rumo à LMP1.

Com relação aos EUA, o Tudor United SportsCar Championship promete remar na direção contrária, permitindo o livre uso de motores dentro do regulamento da categoria, mas é bem possível que se adote um único chassi – de preferência homologado para a disputa das 24 Horas de Le Mans.

Eu, particularmente, não gostei da decisão da FIA, pois é um atentado a tudo o que a LMP2 sempre teve de positivo.

Leitores, agora a opinião é toda de vocês.