A Mil por Hora
Clip da Semana

Deus, 70

RIO DE JANEIRO – Feliz Ano Novo! Hoje é o aniversário de Deus, ou melhor, Eric Clapton. O guitarrista britânico completa 70 anos de vida neste dia 30 de março. Não é fácil permanecer no mainstream por mais de meio século feito ele, fincando seu estilo no blues de raiz e passando por diferentes grupos […]

Clapton_is_god_by_msneep

RIO DE JANEIRO – Feliz Ano Novo! Hoje é o aniversário de Deus, ou melhor, Eric Clapton. O guitarrista britânico completa 70 anos de vida neste dia 30 de março. Não é fácil permanecer no mainstream por mais de meio século feito ele, fincando seu estilo no blues de raiz e passando por diferentes grupos e convivendo com os mais variados egos e músicos de todas as épocas. Poucos sobreviveram a passagens por Yardbirds, John Mayall’s Bluesbreakers, Cream, Delaney & Bonnie and Friends, Blind Faith, Derek and The Dominos – sem contar as colaborações com os Beatles e diversos outros artistas nesse período além, é claro, da profícua carreira solo.

EC também mergulhou no submundo pesado das drogas, sobreviveu ao vício da heroína – inclusive fundou em 1997 um centro de reabilitação para viciados em Antígua, no Caribe, chamado Crossroads – e, tido como acabado, ressurgiu como Fênix das cinzas, muito embora nesse período de ressurgimento tenha sofrido um baque enorme com a morte prematura e trágica do filho Conor, que despencou da janela do apartamento do guitarrista em Nova York. A melancólica “Tears In Heaven”, em homenagem a Conor, foi o símbolo dessa descoberta que os fãs mais novos tiveram do músico, indo beber na fonte de seus trabalhos anteriores e se surprendendo com o virtuosismo e a classe de Clapton, que até reggae tocou, tornando sua versão de “I shot the sheriff”, gravada no sensacional 461 Ocean Boulevard, de 1974, um dos maiores sucessos daqueles tempos.

Clapton foi também o homem de solos avassaladores e de múltiplas guitarras, desde as Les Paul fabricadas pela Gibson, passando pelas Fender, que hoje são o seu instrumento. Aliás, a fábrica que leva o nome de Leo Fender fez um modelo chamado Eric Clapton, que o próprio músico fez questão de testar e tocar.

Palmas e mais palmas para este gênio da música, admirado por seus pares, de George Harrison a Jimi Hendrix, de BB King a JJ Cale, de Stevie Ray Vaughan a Stevie Winwood. E por isso, o clip da semana só poderia ser dele. Eric Clapton, em seu clássico eterno, “Layla”, celebrando a paixão avassaladora por Patti Boyd. Gravada em estúdio com o Derek And The Dominos em 1970, a música só teve clipes “oficiais” em versões ao vivo. Esta é de um show de 1999 no Madison Square Garden, com 56 milhões (!) de visualizações no YouTube.