A Mil por Hora
V8 Supercars

Red Bull domina 2ª etapa do V8 Supercars

RIO DE JANEIRO – A Red Bull Racing Australia, ou melhor, Triple Eight Race Engineering, dominou as três provas da 2ª etapa do International V8 Supercars Series e já faz do atual campeão Jamie Whincup o líder do campeonato. O piloto do Holden #1 venceu a corrida mais longa da programação, disputada domingo e com […]

AU1287287
Com o triunfo na prova principal em Symmons Plains, o campeão Jamie Whincup já lidera o V8 Supercars

RIO DE JANEIRO – A Red Bull Racing Australia, ou melhor, Triple Eight Race Engineering, dominou as três provas da 2ª etapa do International V8 Supercars Series e já faz do atual campeão Jamie Whincup o líder do campeonato. O piloto do Holden #1 venceu a corrida mais longa da programação, disputada domingo e com duração de 84 voltas. Com o pódio na prova #2 e o sétimo posto na prova #1, Whincup passou ao comando da classificação com 19 pontos de vantagem para James Courtney, da HRT.

Craig Lowndes, pole position da prova #1, venceu as duas corridas do sábado – ambas disputadas em “tiro curto” com 25 voltas cada. Com estes resultados, mais o 6º lugar da prova #3, ele alcançou a 3ª posição na tabela, a 23 pontos de Whincup. Garth Tander é o quarto colocado do campeonato, com Shane Van Gisbergen em quinto e Mark Winterbottom – que esteve no Brasil correndo na prova de duplas da Stock Car – é o melhor piloto da Ford, com a 6ª posição.

A etapa disputada no circuito Symmons Plains Raceway apresentou uma mudança na formação dos pilotos que estiveram na prova inaugural em Adelaide. De forma surpreendente, Marcos Ambrose pediu dispensa da DJR/Penske, que o tirara da Nascar a peso de ouro e após oito temporadas nos EUA. O comunicado de imprensa que anunciou a retirada temporária de Ambrose fala que o piloto não está “à vontade” com seu Ford Falcon e que a categoria “está muito mais competitiva” do que quando ele a deixou, há uma década. No fundo, o comunicado traz um eufemismo para o seguinte: Ambrose sentiu que levaria um ferro homérico e, para não queimar sua imagem, caiu fora.

Contratado com estardalhaço, Marcos Ambrose pediu para ser dispensado do posto de titular da DJR/Penske, após a prova de Adelaide e o evento extracampeonato de Melbourne

O “Tasmanian Devil” deixou o assento vago e em seu lugar, meio de afogadilho, entrou Scott Pye – que a priori correria nas provas da Pirtek Endurance Cup. O melhor desempenho do substituto no último fim de semana foi um 17º lugar, mostrando que a princípio a mudança não resultou muito para a equipe.

A boa novidade do fim de semana foi a performance positiva do novato Andre Heimgartner, num Ford Falcon. Mesmo terminando em último na prova #2, o piloto foi 11º na primeira corrida do sábado e conquistou um interessante oitavo posto na corrida longa, resultado que o deixa em décimo-quarto no campeonato, logo atrás de Scott McLaughlin, que vem tendo um início de temporada bastante atribulado.

A 3ª rodada do V8 Supercars é só em maio, no começo do mês, no circuito Barbagallo Raceway, em Perth – no mesmo formato de Symmons Plains.