A Mil por Hora
Motovelocidade

O velho e bom Vale…

RIO DE JANEIRO – Enquanto aguardávamos aqui no Fox Sports pelo reinício da corrida da Nascar em Bristol (em vão, pois fomos dispensados e o recomeço demoraria, vindo apenas à noite), pelo twitter eu fiquei sabendo de mais uma vitória de Valentino Rossi na MotoGP em 2015. Segunda em três corridas, é bom lembrar. E […]

Rossi
É muito carisma esse Valentino…

RIO DE JANEIRO – Enquanto aguardávamos aqui no Fox Sports pelo reinício da corrida da Nascar em Bristol (em vão, pois fomos dispensados e o recomeço demoraria, vindo apenas à noite), pelo twitter eu fiquei sabendo de mais uma vitória de Valentino Rossi na MotoGP em 2015. Segunda em três corridas, é bom lembrar. E ele é o líder do campeonato, com 66 pontos.

Quem diria: o velho e bom Vale, 36 anos, nove títulos mundiais e agora 110 triunfos na carreira – a 12 do recorde absoluto de Giacomo Agostini – assombra como nos bons tempos. É como aquele vinho que envelhece nos barris de carvalho durante anos. Com o tempo, Rossi fica melhor. Impressionante como o piloto italiano veio de 8º no grid para brigar palmo a palmo pela vitória com Marc Márquez, que ao tentar manter a liderança, perdeu o prumo e caiu.


MotoGP 2015 Round 3 Argentina 720p [cut] por motogp2015diffusion

A corrida vale ser vista na íntegra, com ênfase na briga pela vitória e no triunfo do Doutor. Bem que alguns tentaram criar uma polêmica acerca do incidente, mas o chefe da Yamaha Lin Jarvis disse textualmente que Márquez errou e o próprio piloto espanhol admitiu que foi otimista demais na sua avaliação. “Nos tocamos e eu fui ao chão”, disse. “Assim são as corridas”, disse o chefão da Honda, Livio Suppo.

Não é a primeira e pelo visto nem será a última vez em que Valentino se envolve em duelos deste nível quando a discussão é por vitórias. Um clássico é a batalha contra Sete Gibernau em Jerez de la Frontera, 2005. O narrador espanhol no vídeo abaixo entrou em completo desespero. Coitado…


Rossi VS Gibernau à Jerez en 2005 por zetbox

Outro épico é o GP dos EUA em 2008, no circuito californiano de Laguna Seca. Rossi versus Stoner, uma luta para a história. E Valentino, claro, levou a melhor.


MotoGP Historic Battles – Rossi vs Stoner… por TorkTv

Mas talvez a mais lembrada de todas é esta: a briga entre o Doutor e Jorge Lorenzo, no GP da Catalunha em 2009. Inesquecível.


GP di Catalunya 2009 (Lezione di motociclismo… por cittaceleste

São estes momentos que fazem o esporte – ainda – valer a pena. Porque Valentino Rossi existe, está entre nós e é, sem nenhuma dúvida, o maior nome dos desportos motorizados nos últimos 30 anos. Que me desculpem os fãs de Michael Schumacher, Sébastien Loeb e Tom Kristensen, todos craques.

Mas não houve e nem nunca haverá alguém como Valentino.