A Mil por Hora
Automobilismo Internacional

PWC: Catsburg e Estre dividem honras em Barber

RIO DE JANEIRO – Mais uma vez o Pirelli World Challenge dividiu um fim de semana de corridas com a Fórmula Indy – o terceiro em quatro eventos já disputados nesta temporada, com exceção da rodada inaugural em Austin. E 40 carros participaram das duas corridas disputadas no circuito Barber Motorsports Park, em Birmingham, no […]

RIO DE JANEIRO – Mais uma vez o Pirelli World Challenge dividiu um fim de semana de corridas com a Fórmula Indy – o terceiro em quatro eventos já disputados nesta temporada, com exceção da rodada inaugural em Austin. E 40 carros participaram das duas corridas disputadas no circuito Barber Motorsports Park, em Birmingham, no Alabama.

Na primeira prova do dia, disputada no último sábado, JD Davison partiu da pole para a vitória, menos de um segundo à frente do holandês Nicky Catsburg, com um Lamborghini. Seria o primeiro triunfo do Nissan GT-R GT3 Nismo “Godzilla” no PWC – e de ponta a ponta, após a conquista da pole position numa pista que foi secando durante o treino oficial – mas o piloto do #33 da Always Evolving perdeu a vitória na vistoria técnica por irregularidades no carro, bem como todos os pontos, todos os prêmios e a melhor volta que define o grid da corrida do dia seguinte, em provas com rodada dupla.

Beneficiado pela desclassificação do Nissan de JD Davison, Nicky Catsburg levou os pontos da vitória na corrida do sábado em Barber

Assim, a vitória caiu no colo do holandês Catsburg, que levou os 110 pontos que tinha direito o primeiro colocado. Mike Skeen ficou com a 2ª posição e o multicampeão Johnny O’Connell voltou ao pódio com o Cadillac ATS-V GT3, após largar de vigésimo-sétimo. Na GTA, o mexicano Martín Fuentes, nono na geral, subiu ao pódio como vencedor entre os gentleman drivers, seguido por Henrique Cisneros noutra Ferrari F458 Italia GT3 e Tim Pappas, a bordo de um Dodge Viper GT3-R. Colin Thompson venceu de novo na GT Cup, com Alec Udell e Sloan Urry nas posições seguintes.

Estre conquistou sua segunda vitória no PWC a bordo do McLaren 650S GT3

No domingo, Robert Thorne foi beneficiado pela volta mais rápida na véspera e largou da pole position com o McLaren 650S GT3 da K-PAX/Flying Lizard. Logo na primeira volta, um contato entre Nicky Catsburg e Frankie Montecalvo provocou uma bandeira amarela rápida e na relargada, Thorne controlou a corrida com Kévin Estre, seu companheiro de equipe, em segundo. Mas o francês não hesitou na primeira chance que teve para ganhar a liderança e superou Thorne na 14ª volta.

Logo depois, o Cadillac de Johnny O’Connell pegou fogo, provocando uma longa intervenção do Safety Car para uma corrida de 50 minutos. Foram 20 minutos de bandeira amarela e, quando a corrida se reiniciou, Estre abriu vantagem e venceu com 4″271 de vantagem para Thorne, na primeira dobradinha dos novos McLaren no PWC. Ryan Dalziel chegou ao quinto pódio em sete corridas com o Porsche da EFFORT Racing, resultado que o mantém na vice-liderança do campeonato com 494 pontos, muito próximo do líder Olivier Beretta, que soma 522. O monegasco chegou em quarto, à frente de Mike Skeen.

Se a vitória escapou para a Nissan e JD Davison na prova do sábado, na GTA o triunfo sorriu para Brian Heitkötter, que chegou em 8º na geral no domingo. Bret Curtis, com uma BMW Z4, chegou em segundo, seguido por Martín Fuentes. Com Michael Lewis ascendendo à turma principal – de acordo com o regulamento – após terminar duas provas entre os cinco primeiros na geral, a liderança da divisão agora é de Henrique Cisneros, somando três pontos a mais que Martín Fuentes (231 a 228).

Na GT Cup, nenhuma novidade: Colin Thompson ganhou de novo, resultado que o deixa absoluto na liderança do campeonato com 563 pontos, contra 416 de Sloan Urry e 389 de Lorenzo Trefethen.

O próximo evento do Pirelli World Challenge será no Canadá, em conjunto com a NASCAR Canadian Tire Series, no circuito de Bowmanville em Mosport, região de Ontário. Serão disputadas duas corridas num dos mais velozes traçados da temporada.