A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

Esperança

RIO DE JANEIRO – Em meio à pasmaceira do automobilismo brasileiro, uma iniciativa que merece vivas, fogos e aplausos: a criação da Fórmula Inter, iniciativa de Marcos Galassi, empresário que traz para o esporte a motor do país uma categoria que realmente faz muita falta por aqui – com baixo custo e o modelo “seat […]

260830_529733_formula_inter_3_4_frontal_press
A nova Fórmula Inter: há esperança com a criação de uma categoria-escola em moldes inéditos e de baixo custo no esporte brasileiro

RIO DE JANEIRO – Em meio à pasmaceira do automobilismo brasileiro, uma iniciativa que merece vivas, fogos e aplausos: a criação da Fórmula Inter, iniciativa de Marcos Galassi, empresário que traz para o esporte a motor do país uma categoria que realmente faz muita falta por aqui – com baixo custo e o modelo “seat and drive”, em que o piloto encontra tudo pronto para competir e só se preocupa em acelerar.

Gostei muito do visual do carro, projetado e construído inteiramente aqui no Brasil, em São Paulo, com 95% de nacionalização – inclusive as rodas que receberão os pneus Pirelli P Zero de composição slick (lisos). O motor tem 2 litros de capacidade cúbica, quatro cilindros, quatro válvulas por cilindro, injeção direta e potência estimada em 191 HP. Com câmbio de quatro marchas, o monoposto pode chegar a possíveis 245 km/h de velocidade final – bem respeitável para uma categoria-escola.

É disso que o esporte precisa. Propostas novas, renovação, ousadia, desprendimento e uma boa dose de audácia. A Fórmula Inter terá seu primeiro campeonato em 2016, como parte do Paulista de Automobilismo, sob supervisão da FASP.

Há esperança, enfim. Já fui mais otimista quanto ao futuro do esporte no país, mas é muito bom ver luz no fim do túnel.