A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Novo pacote técnico para a Toyota no WEC

RIO DE JANEIRO – Os colegas da publicação francesa Auto Hebdo dão a dica do que pode vir por aí no Mundial de Endurance de 2016 para a Toyota, que assumiu o compromisso de permanência no certame mesmo com mais uma derrota nas 24h de Le Mans e a inferioridade técnica demonstrada no confronto contra […]

toyota-ts040-hybrid-ready-to-201
Sem jogar a toalha definitivamente, Toyota já trabalha com novidades para o WEC no próximo ano

RIO DE JANEIRO – Os colegas da publicação francesa Auto Hebdo dão a dica do que pode vir por aí no Mundial de Endurance de 2016 para a Toyota, que assumiu o compromisso de permanência no certame mesmo com mais uma derrota nas 24h de Le Mans e a inferioridade técnica demonstrada no confronto contra Audi e Porsche nesta temporada.

Os japoneses já trabalham no pacote técnico que será implantado no próximo FIA WEC. E devem trazer novidades, pois vão subir para a classe 8MJ de energia (ERS) do regulamento dos LMP1 híbridos. A adoção de um motor V6 biturbo com 3 litros de capacidade cúbica é a primeira das alterações que serão propostas para o próximo ano. A outra é o uso de baterias de lítio para o armazenamento de energia, substituindo o super capacitor que emprega potência extra de 480 HP ao motor naturalmente aspirado de 520 HP do TS040 Hybrid neste ano.

O uso das baterias de lítio se justifica: com um motor mais leve e compacto, não há a menor necessidade de se trabalhar com o super capacitor. Resta saber como os engenheiros vão lidar com a questão da distribuição de peso e onde será otimizada a questão para que o protótipo da Toyota alcance o peso mínimo obrigatório para a LMP1, que é de 870 kg para os carros híbridos.

Não só a Toyota deve seguir este caminho em 2016, segundo reporta também a Auto Hebdo: a Audi cogita também mudar seu atual sistema Flywheel para baterias de armazenamento de energia elétrica e pode subir para a classe 6MJ (atualmente estão na 4MJ). Mas pressupõe-se que a turma de Ingolstadt poderia optar pela 8MJ por conta da leveza do seu motor turbodiesel.

A conferir.