A Mil por Hora
Fórmula E

Silly season elétrica

RIO DE JANEIRO – A temporada de boatos e o mercado de pilotos da Fórmula E para a temporada 2015/16 está, como não podia deixar de ser, elétrica. A grande novidade da temporada é a chegada de Jacques Villeneuve. Aos 44 anos, o campeão mundial de Fórmula 1 em 1997 será o primeiro da história […]

Villeneuve
JV torna-se o primeiro campeão mundial de F1 a ingressar na Fórmula E

RIO DE JANEIRO – A temporada de boatos e o mercado de pilotos da Fórmula E para a temporada 2015/16 está, como não podia deixar de ser, elétrica. A grande novidade da temporada é a chegada de Jacques Villeneuve. Aos 44 anos, o campeão mundial de Fórmula 1 em 1997 será o primeiro da história a competir no certame de carros elétricos.

Escolhendo o numeral #12, o mesmo que seu pai utilizou entre 1978 e 1979, JV vai competir pela equipe Venturi ao lado de Stéphane Sarrazin, ocupando a vaga de Nick Heidfeld, recém-anunciado como o novo piloto da Mahindra. Ironicamente, mais uma vez os destinos do alemão e de Bruno Senna, confirmado para mais um ano na categoria, se cruzam. Quando Nick foi demitido da Renault na Fórmula 1, foi o sobrinho de Ayrton que foi para o seu lugar. Com isso, quem perdeu o lugar foi o indiano Karun Chandhok.

A Andretti mudou de patrocínio e de pilotos: chegou a Amlin, que deixou a Aguri na mão e também a suíça Simona de Silvestro, por enquanto a única mulher confirmada para a próxima temporada – por sinal com o número #27, outro umbilicalmente ligado ao velho Gilles, em seu carro. Jean-Eric Vergne junta-se à Virgin Racing para reforçar o time que formou uma parceria com a Citroën para este ano, ao lado de Sam Bird. Vitantonio Liuzzi forma com Jarno Trulli um time 100% italiano.

Por falar em Aguri, esta é a única escuderia sem qualquer piloto confirmado. A Andretti também não fechou o segundo cockpit e nem a NEXTEV TCR, a China Racing, equipe do atual campeão Nelsinho Piquet. Inclusive, o brasileiro vai correr com o numeral #1 em seu monoposto. Lucas Di Grassi já havia renovado seu vínculo com a equipe ABT, agora fincando mais pé em sua parceria com a Audi, que vai fornecer know how para o desenvolvimento do powertrain do carro da equipe germânica.

A temporada de onze corridas e 10 eventos começa em 17 de outubro num circuito de rua montado em Pequim, capital da China. Os testes, novamente em circuitos fechados, serão  em Donington Park, nesta semana e em duas outras datas em agosto.