A Mil por Hora
Mundial de Endurance

6h de Austin: Porsche confirma domínio nos treinos livres

RIO DE JANEIRO – Quinta-feira de domínio absoluto da Porsche nos primeiros treinos livres para as 6h de Austin, válidas como 5ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance. Os “Fuscões” foram de novo melhores que as rivais Audi e Toyota, nos preparativos para a qualificação que define o grid para a corrida deste sábado. Timo […]

Car #17 / PORSCHE TEAM (DEU) / Porsche 919 Hybrid Hybrid  / Timo Bernhard (DEU) / Mark Webber (AUS) / Brendon Hartley (NZL) - FIA WEC 6 hours of COTA at Circuit Of The Americas - Austin - United States
RIO DE JANEIRO – Quinta-feira de domínio absoluto da Porsche nos primeiros treinos livres para as 6h de Austin, válidas como 5ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance. Os “Fuscões” foram de novo melhores que as rivais Audi e Toyota, nos preparativos para a qualificação que define o grid para a corrida deste sábado.

Timo Bernhard foi quem desta vez marcou a melhor volta no segundo treino, realizado à noite para aclimatar pilotos e equipamentos, uma vez que parte da disputa será noturna no Texas. O alemão da trinca do 919 Hybrid #17 cravou 1’47″442 – sem, contudo, melhorar o tempo de Romain Dumas na primeira sessão e que acabou como o melhor do dia.

O brasileiro Lucas Di Grassi fez de novo um bom trabalho e destacou-se ao ser o terceiro mais rápido na soma dos dois treinos e o segundo melhor piloto do treino noturno. A bordo do Audi R18 e-tron quattro #8, Lucas também andou abaixo da casa de 1’48” e seu tempo foi um segundo abaixo da marca do outro carro quatrargólico, o #7 conduzido por Bénoit Tréluyer.

Noutro ritmo, os Toyota TS040 Hybrid ficaram com a quinta e sexta posições. Sébastien Buemi virou em 1’50″132 e Mike Conway, surpreendendo como o mais rápido da trinca do carro #2, marcou 1’50″224. Entre os LMP1 não-oficiais, o Rebellion R-One com Nick Heidfeld a bordo ficou à frente do ByKolles de Pierre Kaffer por pouco mais de meio segundo.

Na LMP2, após um treino mediano na primeira sessão, o Ligier JS P2 Nissan #26 da G-Drive Racing deu o ar da graça e fechou a quinta-feira como o mais veloz: Sam Bird conseguiu superar Nicolas Lapierre, o melhor do primeiro treino, para marcar 1’55″874 contra 1’56″324 do francês da KCMG Racing. Paul-Loup Chatin foi a boa surpresa do dia com o Alpine A450b Nissan da Signatech-Alpine, andando forte e conseguindo o 3º tempo, seguido de Danny Watts no Gibson 015S da Strakka Racing.

Oliver Webb pôs o Morgan do Team SARD Morand num respeitável quinto posto após as duas primeiras sessões, enquanto o colombiano Gustavo Yacamán, único da tripulação do carro #28 da G-Drive Racing que já conhecia a pista, foi o sexto mais rápido – à frente, logicamente, dos dois Ligier HPD da Tequila Patrón ESM – que até começaram bem a quinta-feira, mas ficaram mesmo para trás, sem inclusive melhorar os tempos do primeiro treino.

A Porsche acabou na frente das rivais na LMGTE-PRO, mas por muito pouco: Fréderic Makowiecki estabeleceu a melhor marca no treino noturno, em 2’06″041, cerca de um décimo abaixo do italiano Davide Rigon, com a Ferrari F458 Italia da AF Corse. O austríaco Richard Lietz foi o terceiro, com Gianmaria Bruni, atual campeão mundial ao lado de Toni Vilander, em quarto. No carro #99 do brasileiro Fernando Rees, o neozelandês Richie Stanaway fez o sexto tempo do primeiro dia de treinos, atrás de Darren Turner e à frente do dinamarquês Marco Sørensen.

Viktor Shaitar foi o grande destaque entre os pilotos da LMGTE-AM: o russo da SMP Racing cravou todo mundo e foi o mais rápido do dia em sua categoria, virando melhor que muito piloto da LMGTE-PRO, com o tempo de 2’06″547, mais de meio segundo melhor que o experiente e veloz Patrick Long, que já conhecia mais a pista do que o seu rival. Emmanuel Collard fez a terceira marca na Ferrari da AF Corse, com o Corvette C7-R de Paolo Ruberti e o Aston Martin de Stuart Hall na sequência.

Os carros do WEC voltam à pista hoje para o terceiro e último treino livre, com 1h de duração, a partir de 12h30 de Brasília. A qualificação começa às 19h45 com 20 minutos para as classes LMGTE e depois, às 20h15, entram na pista os protótipos LMP1 e LMP2. As 6h de Austin largam neste sábado às 19h.