A Mil por Hora
Fórmula E

Buemi, fácil

RIO DE JANEIRO – Começou a temporada 2015/16 da Fórmula E para valer, com uma corrida muito boa nas ruas de Pequim. Acabei de ver o VT exibido pelo Fox Sports e gostei bastante. Houve disputas a granel, movimentando as 26 voltas previstas. Mas um piloto destoou de todo mundo: Sébastien Buemi foi absoluto na […]

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Barbada: pole, melhor volta e vitória. Buemi sumiu dos adversários e venceu com sobras a prova de abertura da Fórmula E

RIO DE JANEIRO – Começou a temporada 2015/16 da Fórmula E para valer, com uma corrida muito boa nas ruas de Pequim. Acabei de ver o VT exibido pelo Fox Sports e gostei bastante. Houve disputas a granel, movimentando as 26 voltas previstas. Mas um piloto destoou de todo mundo: Sébastien Buemi foi absoluto na capital da China. O helvético da e-Dams Renault fez o que tinha que fazer: pole position, volta mais rápida e vitória praticamente de ponta a ponta. Nem as duas neutralizações da disputa e muito menos o pit stop obrigatório para troca de carro impediram que ele ganhasse com grande facilidade, abrindo pouco mais de 11 segundos de vantagem para o 2º colocado.

Lucas Di Grassi larga neste ano da mesma forma que na primeira temporada da F-E, com pódio: o brasileiro da ABT fez uma corrida bastante consistente, ganhou uma posição no pit stop da troca de carro e obteve um resultado bastante positivo – considerando que seus compatriotas ficaram bem atrás. Bruno Senna até começou muito bem, mas teve problemas – primeiro com o rádio (ficou sem comunicação com seu time, a Mahindra Racing) e depois com um pit stop demasiado longo para a troca de carro, por um erro de procedimento. Acabou em 13º lugar.

Já Nelsinho Piquet teve daqueles finais de semana que servem apenas para jogar no lixo. Não obstante um acidente nos treinos livres, o campeão da categoria na primeira temporada de sua história largou do fim do pelotão e por lá permaneceu até o pit stop obrigatório. Quando trocava de carro, foi deflagrada uma neutralização por conta de um acidente entre o português Antônio Félix da Costa e o canadense Jacques Villeneuve, que fazia sua estreia na F-E. Nelsinho subiu para nono, mas seu carro entrando em neutro, do nada, e despencou para o fim da fila. Acabou em 15º.

“A equipe estava muito mais otimista e eu estava menos preocupado antes desse fim de semana. Achava que os problemas que tivemos antes eram normais e tal. Mas realmente nosso carro está para trás nesse momento”, reconheceu o piloto, que ficou feliz por ter ganho o FanBoost junto a Sam Bird e Oliver Turvey – que fez uma boa corrida, calcada na economia de energia na primeira parte. Acabou em sexto, beneficiado pela segunda bandeira amarela em todo o circuito.

Protagonistas de um acidente polêmico na prova de abertura do campeonato anterior, Nick Heidfeld e Nicolas Prost tiveram uma corrida de contrastes. O francês andou muito bem e estava grudado em Di Grassi quando tocou num muro e o aerofólio traseiro de seu carro quebrou. O filho de “Le Professeur” Alain teve que desistir. E mesmo sem um grande carro, o alemão não teve desta vez ninguém para fazê-lo capotar. Pelo contrário: Heidfeld resistiu à férrea pressão de Loïc Duval e Jerôme D’Ambrosio para conquistar seu primeiro pódio na F-E.

Dois estreantes pontuaram no fim de semana: Nathanaël Berthon acabou em 8º lugar e Robin Frijns, que havia recebido a quadriculada em décimo-primeiro, foi beneficiado com uma punição que os comissários impuseram a Daniel Abt. Com isso, o holandês da Amlin Andretti já começa com um pontinho ganho em sua primeira prova na categoria.

O próximo ePrix da F-E será na Malásia, dia 7 de novembro, no circuito de rua montado em Putrajaya, que agradou bastante ano passado.