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RIO DE JANEIRO – Pela sexta vez na carreira, Craig Lowndes venceu os 1000 km de Bathurst, válidos como o 10º evento da temporada 2015 e segundo da Pirtek Endurance Cup. O piloto da Red Bull Racing/Triple Eight dividiu o Holden #888 com Steven Richards – que já vencera a prova ao lado de Mark […]

Lowndes-Bathurst
Bandeirada: Craig Lowndes vence os 1000 km de Bathurst pela 6ª vez em 20 anos

RIO DE JANEIRO – Pela sexta vez na carreira, Craig Lowndes venceu os 1000 km de Bathurst, válidos como o 10º evento da temporada 2015 e segundo da Pirtek Endurance Cup. O piloto da Red Bull Racing/Triple Eight dividiu o Holden #888 com Steven Richards – que já vencera a prova ao lado de Mark Winterbottom em 2013. Foi o primeiro triunfo do piloto de 41 anos na prova desde 2010, que o iguala agora a Mark Skaife e Larry Perkins em número de vitórias no evento. À frente dele, só Jim Richards, com sete vitórias e a lenda de Mount Panorama Peter Brock (que dá nome ao troféu da corrida), com nove triunfos em Bathurst.

A corrida disputada em 161 voltas começou desfalcada do Ford Falcon do vencedor do ano passado: em virtude do forte acidente sofrido nos treinos livres, Chaz Mostert ficou de fora assim como seu parceiro Cameron Waters. E a chuva deu o ar da graça, tornando o já difícil circuito de Mount Panorama ainda mais traiçoeiro.

O Ford de David Reynolds/Dean Canto partiu da pole position, liderando o pelotão de 26 participantes. Mas quem saltou na frente foi o Volvo guiado pelo neozelandês Scott McLaughlin, com Canto sendo suplantado também pelas duplas da Red Bull/Triple Eight em seus Holden. Após a primeira parada obrigatória, Jamie Whincup – que vem em má fase no campeonato – assumiu a dianteira, à frente de Alex Prémat, que revezava com McLaughlin. Lowndes, em terceiro, seguia o francês de perto e as entradas do Safety Car em virtude de alguns incidentes neutralizaram a vantagem de Whincup, que chegou à casa de 30 segundos.

A situação começou a mudar pouco depois da 90ª volta, quando a chuva deu as caras e alguns pilotos decidiram não parar. Exceto Whincup e Warren Luff, parceiro de Garth Tander num dos Holden da HRT, todos trocaram para pneus biscoito. O hexacampeão precisou parar depois, porque as condições já não permitiam e o asfalto ficou molhado por pouco mais de 30 voltas, quando Lowndes já era o comandante das ações.

A pista secou de novo e os carros foram aos boxes para trocar por slicks. Mark Winterbottom e o pole David Reynolds optaram por um reabastecimento mais rápido e voltaram à frente dos rivais. Mas um acidente com Scott Pye, relativamente forte, obrigou a mais uma entrada do Safety Car.

O final dos 1000 km de Bathurst foi disputado em ritmo de prova “Sprint” e Lowndes, que reassumiu a primeira posição, teve como única preocupação não errar numa pista traiçoeira como a de Mount Panorama e administrar a vantagem para o Ford de Mark Winterbottom/Steve Owen, que conquistou um importante 2º lugar – a dupla do Ford da Prodrive aumenta sua vantagem na Pirtek Enduro Cup e “Frosty”, com a ausência de Chaz Mostert, disparou na liderança do campeonato, faltando agora quatro etapas para o final.

Garth Tander/Warren Luff conquistaram um excelente 3º lugar, com Fabian Coulthard/Luke Youlden em quarto. McLaughlin/Premat superaram o Ford de Reynolds/Canto, salvando a honra da Volvo. A Nissan só teve um carro no top 10, graças a James Moffat/Taz Douglas. O melhor Mercedes da Erebus completou apenas em décimo-segundo lugar.

A próxima etapa do V8 Supercars e da Pirtek Enduro Cup será disputada nas ruas de Surfers Paradise, em Gold Coast.

Classificação do campeonato:

1. Mark Winterbottom – 2491 pontos
2. Craig Lowndes – 2092
3. David Reynolds – 2059
4. Chaz Mostert – 2017
5. Fabian Coulthard – 1934
6. Garth Tander – 1892
7. Shane Van Gisbergen – 1800
8. Jamie Whincup – 1688
9. Scott McLaughlin – 1434
10. Rick Kelly – 1415