A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

500 Milhas de Londrina: acidente forte e muita chuva no início da corrida

LONDRINA – Muita chuva no início da disputa da 24ª edição das 500 Milhas de Londrina. A prova tradicional disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna vem sendo prejudicada pelas más condições do tempo e por recorrentes entradas do Safety Car. E não só isso aconteceu durante as duas primeiras horas da disputa. Um forte acidente […]

VAND8993
A disputa da 24ª edição das 500 Milhas de Londrina acontece praticamente sob chuva desde o início (Foto: Vanderley Soares/Divulgação)

LONDRINA – Muita chuva no início da disputa da 24ª edição das 500 Milhas de Londrina. A prova tradicional disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna vem sendo prejudicada pelas más condições do tempo e por recorrentes entradas do Safety Car. E não só isso aconteceu durante as duas primeiras horas da disputa. Um forte acidente assustou todo mundo presente ao evento.

No clique do Vanderley Soares, o querido Zoião, o flagrante do forte acidente na reta dos boxes

O protótipo Minipa #77, com Carlos Ortolani ao volante, bateu em plena reta dos boxes, colidindo também com o Puma #107 montado com motor Audi. A pancada praticamente deu “PT” no carro. A carenagem se desmilinguiu em pedacinhos e a estrutura, comprometida pela retirada de dois tubos nas laterais do bólido, não absorveu todo o impacto. O resultado foi sério: fratura do fêmur da perna esquerda de Ortolani e o carro foi obrigado a abandonar após completar 30 voltas.

Ortolani foi retirado do que restou do protótipo Minipa, totalmente destruído pelo impacto, com fratura no fêmur da perna esquerda (Foto: Vanderley Soares/Divulgação)

Com a chuva e a longa permanência do carro de segurança, acompanhado de ambulância para o atendimento médico ao piloto e também da entrada de um carro do Corpo de Bombeiros, já dá para dizer, com plena certeza, que a prova não se completa por número de voltas – seriam 263 para percorrer 500 milhas ou 800 km – e sim pelo máximo de 7 horas estipulado pela organização.

Apesar do susto, a prova prossegue e quando se cumpriu a 2ª hora de disputa, a liderança estava com o protótipo Predador de motor Audi, guiado por Jair Bana – e que terá Maicom Tumiate como substituto de Duda Bana, cuja participação foi suspensa em virtude de uma fratura. O protótipo MC Tubarão IX de Tiel Andrade e Paulo Souza também chegou a ocupar a primeira posição. O MRX Duratec de Nilson e José Roberto Ribeiro, pole position, chegou a levar uma penalização drive through, mas estava em segundo no fechamento de duas horas de prova.

Classificação parcial das 500 Milhas de Londrina:

1º #35 Jair Bana/Maicom Tumiate
Protótipo Predador Audi
63 voltas

2º #65 Nilson Cintra Ribeiro/José Roberto Ribeiro
Protótipo MRX Duratec
a 10″234

3º #80 Alexandre Finardi/Jansen Bueno/Nelson Silva Jr.
Protótipo MRX Nissan V6
a 14″672

4º #5 Tiel Andrade/Paulo Souza
Protótipo MC Tubarão IX Duratec
a 1 volta

5º #151 Sérgio Pistilli/Alberto Pezzetti/Walter Pinheiro
Protótipo Spyder VW 2.0
a 1 volta

6º #107 João Weiller/José Ademir de Carvalho
Puma Audi
a 3 voltas

7º #37 Eduardo Mehry Neto/Paulo Varassin/Lorenzo Varassin/Caco Almeida/Sergio Botto
Protótipo MRX Audi Turbo 20V
a 4 voltas

8º #26 Beto Borghesi/Luciano Borghesi
Protótipo Spyder VW
a 4 voltas

9º #19 Jorge Machado/Rui Machado Filho/Maninho Cardoso
BMW M5
a 4 voltas

10º #51 Pedro Pimenta/Thiago Klein/Odair “Paraguay” dos Santos
Protótipo Spyder VW
a 4 voltas