A Mil por Hora
Mundial de Endurance

6h do Bahrein: Hartley quebra cronômetros no último treino livre

RIO DE JANEIRO – Favorita natural a conquistar mais uma pole position e o título de pilotos – o de Construtores veio por antecipação – a Porsche dominou o 3º e último treino livre que antecede a definição do grid para as 6h do Bahrein, marcada para o meio-dia, hora de Brasília. O neozelandês Brendon […]

Car #17 / PORSCHE TEAM (DEU) / Porsche 919 Hybrid Hybrid  / Timo Bernhard (DEU) / Mark Webber (AUS) / Brendon Hartley (NZL)- 6 Hours of Bahrain at Bahrain International Circuit - Sakhir - Bahrain
Não tem pra ninguém: a Porsche fez o melhor tempo do último treino livre com uma volta avassaladora de Brendon Hartley (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – Favorita natural a conquistar mais uma pole position e o título de pilotos – o de Construtores veio por antecipação – a Porsche dominou o 3º e último treino livre que antecede a definição do grid para as 6h do Bahrein, marcada para o meio-dia, hora de Brasília. O neozelandês Brendon Hartley pulverizou os cronômetros e fez a melhor volta até agora para os carros do FIA WEC no traçado de Sakhir. Ele registrou o tempo de 1’40″947, contra 1’42″070 do alemão Marc Lieb, segundo mais rápido a bordo do 919 Hybrid número #18.

Marcel Fässler estabeleceu novamente o melhor tempo do Audi R18 e-tron quattro, com a terceira posição na última sessão livre, seguido por Oliver Jarvis. Anthony Davidson ficou em quinto com o melhor dos dois Toyota TS040 Hybrid. Alex Wurz, que se despede das pistas neste fim de semana após 23 anos de carreira, foi o sexto.

Entre os pilotos dos LMP1 não-oficiais, o suíço-alemão Pierre Kaffer foi o mais rápido da sessão com 1’48″696 a bordo do ByKolles CLM P1/01 AER. Mathias Beche veio logo a seguir, com Alexandre Imperatori milésimos depois.

Tudo azul com a Signatech e Paul-Loup Chatin fez o melhor tempo da LMP2 com o protótipo Alpine A450b (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

Na LMP2, o francês Paul-Loup Chatin comprovou a excelente forma do Alpine A450b Nissan da Signatech. Fez o melhor tempo com 1’52″019 – sem contudo superar a performance de Pipo Derani na quinta-feira. A segunda posição foi de Matt Howson e em terceiro ficou o Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing que lidera o campeonato. Sam Bird cravou 1’52″564. A equipe francesa com patrocínio russo sabe que um 4º lugar na prova deste sábado é mais do que suficiente para a conquista do título, sem depender dos resultados da KCMG.

Richie Stanaway liderou a folha de tempos no último treino livre da classe LMGTE-PRO (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

A Aston Martin ditou a lei no último treino entre os bólidos de ambas as classes LMGTE: na PRO, o neozelandês Richie Stanaway quebrou a barreira dos dois minutos e estabeleceu a melhor marca do dia em 1’59″932, apenas 0″060 mais rápido que o experiente britânico Darren Turner. Nicki Thiim foi o terceiro, este já um pouco acima dos 2 minutos.

Na sequência, ficaram as Ferrari F458 Italia da AF Corse e os dois Porsche 991 RSR, sendo que o carro #92 do líder do campeonato, o austríaco Richard Lietz, fez apenas o 10º tempo geral entre os LMGTE, mais de um segundo e meio acima do tempo de Stanaway no 3º treino livre.

E na LMGTE-AM, Stuart Hall fez a melhor marca em 2’01″081, quase três décimos abaixo do tempo do italiano Andrea Bertolini, da SMP Racing. Após uma quinta-feira cheia de problemas, a AF Corse – que ainda tem chance de título – reagiu bem e Emmanuel Collard foi o terceiro mais veloz da sessão, seguido do estadunidense Patrick Long e do italiano Paolo Ruberti.