A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

Curvelo e Londrina, as novidades da Stock

RIO DE JANEIRO – O combalido automobilismo brasileiro respira. Sob aparelhos, mas respira. A Vicar, promotora da Stock Car e de outras categorias – incluindo a Fórmula 3 e o Brasileiro de Marcas – anunciou hoje seu calendário para a temporada 2016. E com boas notícias, contrabalançando com outras nem tanto. Curitiba, por exemplo, terá […]

2015916920851_curvelo_II
Quase pronto: Curvelo estreia como sede de provas da Stock Car e suas categorias suporte em novembro de 2016 (Foto: Reprodução Grande Prêmio)

RIO DE JANEIRO – O combalido automobilismo brasileiro respira. Sob aparelhos, mas respira. A Vicar, promotora da Stock Car e de outras categorias – incluindo a Fórmula 3 e o Brasileiro de Marcas – anunciou hoje seu calendário para a temporada 2016. E com boas notícias, contrabalançando com outras nem tanto.

Curitiba, por exemplo, terá sua última corrida na história dos eventos da categoria justamente em março, na abertura do certame, com a Corrida de Duplas – que será disputada pela terceira vez. Aliás, espero que seja um evento com maior duração que nos dois anos anteriores, para valorizar o investimento em trazer bons pilotos de fora. Que tal uma prova com 80 minutos de duração, com dois reabastecimentos obrigatórios e uma parada idem para troca de pneus?

As boas novidades são a volta do Autódromo Internacional de Londrina (estive lá no último fim de semana para acompanhar as 500 Milhas de Londrina e muita gente me disse que a pista precisa de uma boa reforma – e terá, incluslive) e a estreia do Circuito dos Cristais, colocando Minas Gerais no mapa do automobilismo brasileiro pela primeira vez desde que foram realizadas provas no entorno do Estádio do Mineirão, décadas atrás. A prova em Curvelo está marcada para 20 de novembro.

A Corrida do Milhão será em Interlagos e a única pendência é a rodada marcada para Brasília, outra pista cujo futuro está em enorme perigo por conta das obras jamais realizadas para a prova de Fórmula Indy, prevista para março deste ano e que acabou cancelada. Falido, o novo governo do DF, comandado por Rodrigo Rollemberg, não garante nenhum investimento no circuito.

“Sobre o Autódromo de Brasília, ainda aguardamos a conclusão das obras, mas contamos que isso deve ser finalizado em tempo de receber a Stock Car, apesar de não termos uma posição oficial do Governo do Distrito Federal”, disse Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar.

Caso a corrida na capital federal não aconteça, o evento deverá acontecer em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Ah… e para nenhuma surpresa, haverá a pausa para as Olimpíadas Rio 2016 – como se os esportes a motor precisassem parar por causa desse evento.

Eis as datas:

06/03 – Curitiba (Corrida de Duplas)
10/04 – Velopark
22/05 – Goiânia
05/06 – Santa Cruz do Sul
26/06 – Tarumã
17/07 – Cascavel
11/09 – Interlagos (Corrida do Milhão)
25/09 – Londrina
16/10 – Goiânia
30/10 – Brasília (ou outra pista a definir)
20/11 – Curvelo
11/12 – Interlagos