A Mil por Hora
Motovelocidade

Ubiratan Rios, o Bira Louco (1943-2015)

RIO DE JANEIRO – Através do facebook do Luiz Zamuner, um dos meus contatos, fiquei sabendo da infausta notícia. Morreu hoje, aos 72 anos, o antigo piloto paranaense de Motovelocidade Ubiratan Rios, o “Bira Louco” que fez história no motociclismo brasileiro nos anos 70 e 80. Tricampeão brasileiro na categoria 350cc, com o lendário modelo […]

tz 250 bira frente

RIO DE JANEIRO – Através do facebook do Luiz Zamuner, um dos meus contatos, fiquei sabendo da infausta notícia. Morreu hoje, aos 72 anos, o antigo piloto paranaense de Motovelocidade Ubiratan Rios, o “Bira Louco” que fez história no motociclismo brasileiro nos anos 70 e 80.

Tricampeão brasileiro na categoria 350cc, com o lendário modelo TZ da Yamaha, Bira fez parte de uma geração dourada de pilotos que por aqui surgiram em tempos idos, da qual também fizeram parte muitos dos meus ídolos de infância – Walter “Tucano” Barchi, Edmar Ferreira e Denísio Casarini – sem contar Adu Celso, Carlos “Jacaré” Pavan, Cláudio Girotto Fº, Lucílio Baumer, Alex Barros, Antônio Jorge Neto e tantos outros que a memória acabou por esquecer.

Velório e enterro do “Bira Louco” serão hoje mesmo em Curitiba, no Cemitério Municipal da capital do Paraná. E a melhor forma de lembrarmos dele e de outros nomes do esporte a motor sobre duas rodas é exaltar toda essa turma hoje, porque cedo ou tarde, ninguém infelizmente há de se recordar não só do Bira, como também dos outros que aqui citei.