A Mil por Hora
Cinema

Brian Bedford, a.k.a “Scott Stoddard” (1935-2016)

RIO DE JANEIRO – Eta ano que começa zicado… mais uma do blog do Joe Saward, e essa é mais uma perda da chamada sétima arte: o ator Brian Bedford, que fez o papel do piloto Scott Stoddard na lendária película Grand Prix de John Frankenheimer, morreu hoje aos 80 anos. Bedford, ou melhor, Stoddard, […]

2294543,DE9H3lxSxRArrm+3CoTvfCYro6sZm5dIcPkxD0EGPfVeLvkr2ZIXwAC6hh_T8A2HbNJMbTn0Yqcuqqw+krDp1w==

RIO DE JANEIRO – Eta ano que começa zicado… mais uma do blog do Joe Saward, e essa é mais uma perda da chamada sétima arte: o ator Brian Bedford, que fez o papel do piloto Scott Stoddard na lendária película Grand Prix de John Frankenheimer, morreu hoje aos 80 anos.

Bedford, ou melhor, Stoddard, era o piloto de Fórmula 1 que sofria o acidente da cena inicial no GP de Mônaco de 1966 junto a Pete Aron, vivido pelo inesquecível James Garner, falecido ano passado. Eles eram companheiros na fictícia escuderia Jordan-BRM e Stoddard viveu praticamente o resto do filme hospitalizado e em crise no casamento com uma mulher (Pat, interpretada por Jessica Walter) que odiava corridas – mas que o traiu justamente com Aron.

A recuperação da personagem terminou a ponto de Stoddard disputar o titulo na corrida final em Monza e o resto é história: Jean-Pierre Sarti (Yves Montand), da Ferrari, morre num acidente espetacular na prova disputada no circuito que tinha também a seção do oval com 38º de inclinação nas curvas e o caminho fica aberto para Aron, já na equipe japonesa Yamura (alguém se lembrou da Honda?), ganhar o campeonato.

Bedford, um antigo aluno da Academia Real de Arte Dramática (RADA), teve como um de seus contemporâneos ninguém menos que Sir Peter O’Toole, além de Albert Finney e Alan Bates. Desenvolveu-se nos palcos, onde conquistou inclusive um prêmio Tony, além de ser nomeado outras seis vezes para o galardão. Fez outros filmes, é verdade, mas nenhum o fez tão notório quanto Grand Prix. Em 1973, emprestou sua voz para o desenho animado dos estúdios Disney sobre Robin Hood, a lendária personagem da Floresta de Sherwood que roubava dos ricos e dava para os pobres.

#RIP