A Mil por Hora
European Le Mans Series

Um grid “vitaminado” no ELMS 2016

RIO DE JANEIRO – O Automobile Club de l’Ouest (ACO) e a FIA divulgaram há pouco as listas de entradas do WEC e das 24h de Le Mans. Sobre elas, o blog terá postagens em instantes. Vamos começar falando do European Le Mans Series (ELMS), que terá uma prova a mais em 2016 em relação […]

img_9904-728x485
Dez carros a mais que o ano passado: o ELMS tem incremento do grid graças à nova divisão LMP3 (Foto: Laurent Chauveau/Endurance-Info.com)

RIO DE JANEIRO – O Automobile Club de l’Ouest (ACO) e a FIA divulgaram há pouco as listas de entradas do WEC e das 24h de Le Mans. Sobre elas, o blog terá postagens em instantes. Vamos começar falando do European Le Mans Series (ELMS), que terá uma prova a mais em 2016 em relação ao último campeonato e um grid ainda maior, por conta da febre que se tornou a nova classe LMP3 entre os times. Se em 2015 a classe veio de forma tímida, neste ano houve um “boom” de participantes. Serão nada menos que 20 carros – quase 50% do total de 44 carros anunciados por Gérard Neveu, CEO do WEC e do ELMS.

A Ligier (leia-se OAK Racing) fez a festa: serão nada menos que dezenove carros do construtor francês e somente um Ave-Riley, alinhado pela Murphy Protoypes. Nenhum Ginetta, carro que venceu todas em 2015, tampouco o ADESS 03 e muito menos o Dome foram vistos na anabolizada lista de entradas da categoria.

São muitas as equipes novas para este campeonato: inscrita com bandeira dos EUA, a United Autosports entra com dois carros, assim como a própria OAK Racing, a também francesa Graff Racing e a Eurointernational, da Itália. Os demais times vêm com um bólido e em relação ao último ano, somente a Villorba Corse, a By Speed Factory e a RLR Msport permanecem. Todas, evidentemente, com carros novos. Também estão entre as atrações a nova equipe de Olivier Panis e Fabién Barthez e o time de Yvan Muller, quatro vezes campeão do WTCC.

Na classe principal, quinze LMP2 estão confirmados. A grande novidade é a presença da equipe de Yves Courage, alinhando um protótipo BR01 Nissan construído por Paolo Catone para a SMP Racing de Boris Rotemberg. É o primeiro carro comercializado da equipe russa na Endurance. A classe assiste ao regresso da Race Performance, campeã da última temporada do AsLMS e quatro novos times estreiam: Dragonspeed, IDEC Sport, SO24! by Lombard Racing e Panis-Barthez Competition, com o próprio Fabién Barthez, goleiro da seleção francesa campeã da Copa de 1998 e da Euro 2000 a bordo. Como sócio e piloto.

Por fim, a divisão LMGTE vem com somente nove inscritos, mas com algumas novidades: a TDS Racing passa da GTC para esta classe com um Aston Martin Vantage V8 GTE, tornando-se assim a nova parceira do construtor britânico nas pistas internacionais. Proton Competition e AF Corse respondem por dois carros cada e a Beechdean AMR também integra a lista oficial de entradas do ELMS, com mais um Aston Martin. Serão de novo três marcas na pista, uma vez que o Corvette C7-R ainda não será visto no Europeu – pelo menos, por enquanto.

A lista de inscritos do ELMS 2016 está aqui abaixo.