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Mundial de Endurance

Porsche com equipe de fábrica, de novo, na LMGTE-PRO?

RIO DE JANEIRO – Deu no ótimo Sportscar365.com: a Porsche considera cada vez mais a hipótese de regressar ao FIA World Endurance Championship com um time de fábrica na classe LMGTE-PRO em 2017. A presença de Ford e Ferrari com carros e projetos novos, além da permanência da Aston Martin – que deve vir de […]

Porsche 911 RSR, Porsche Team Manthey: Patrick Pilet, Frederic Makowiecki

RIO DE JANEIRO – Deu no ótimo Sportscar365.com: a Porsche considera cada vez mais a hipótese de regressar ao FIA World Endurance Championship com um time de fábrica na classe LMGTE-PRO em 2017. A presença de Ford e Ferrari com carros e projetos novos, além da permanência da Aston Martin – que deve vir de carro novo – e a possibilidade do envolvimento da Corvette com a Larbre Competition alinhando o modelo C7-R, reacenderam nos alemães o desejo de voltar com uma estrutura oficial à competição.

Questionado em Silverstone sobre essa possibilidade, o chefe do departamento de competições da marca de Weissach, Dr. Frank-Steffen Walliser, acenou com esta possiblidade. Cabe lembrar que a Dempsey Racing-Proton representa a Porsche este ano na classe principal de Grã-Turismo do WEC, mas não em caráter 100% oficial, apenas recebendo suporte técnico da montadora.

A ideia é ter dois carros novamente no ano que vem, tal como aconteceu até a última temporada, com a equipe chefiada por Olaf Manthey alinhando dois 991 RSR. Num deles, Richard Lietz conquistou o título mundial de pilotos.

“Temos essa pretensão, mas não há nada oficialmente confirmado”, disse Walliser. “É preciso avaliar a questão do orçamento, mas acho que vamos voltar”.

A nova versão do 991 RSR já está em testes dinâmicos. E uma indicação de que a Porsche poderá regressar ao WEC é que o conceito do carro foi definido. O projeto teria sido revisto principalmente em termos de distribuição de peso ao nível da unidade motriz e da caixa de câmbio. Foi estudada a possibilidade de uso de um motor turbocomprimido, mas o martelo foi batido e o carro deverá vir com uma unidade derivada do modelo atual, com seis cilindros flat e quatro litros de capacidade cúbica.

“A cada novo carro, devemos ter um olhar mais profundo sobre as questões de regulamento, para seguir o caminho correto”, disse o dirigente. “Não posso dizer oficialmente para que caminho nós fomos, mas tudo foi discutido e avaliado. A gente tem que entender como funciona um carro de corrida”, continua.

Sobre o programa de motorsport da série IMSA Weather Tech SportsCar Championship, Walliser indiciou que a Porsche deve continuar sua associação com a CORE Autosport, embora o acordo, com validade de três anos, expire ao fim desta temporada. “Não há nada que se possa dizer contra este campeonato. Não estou confirmando que vamos continuar em 2017, mas a equipe que temos hoje é muito boa”, finalizou.