A Mil por Hora
V8 Supercars

Polêmica nos 1000 km de Bathurst, com vitória de Webb/Davison

RIO DE JANEIRO – Mais uma vez os 1000 km de Bathurst, a mais tradicional corrida de Endurance do International V8 Supercars, não desapontou. Pelo contrário: a corrida teve outro final de tirar o fôlego e uma boa dose de polêmica. Após 161 voltas e quase 6h20min no relógio, a Tekno Autosports riu por último […]

2016 Supercheap Auto Bathurst 1000. Round 2 of the Pirtek Enduro Cup.
Mais uma chegada de arrepiar em Mount Panorama nos 1000 km de Bathurst: e a vitória foi do #19 de Jonathon Webb/Will Davison, por metros à frente de Shane Van Gisbergen/Alexandre Premat

RIO DE JANEIRO – Mais uma vez os 1000 km de Bathurst, a mais tradicional corrida de Endurance do International V8 Supercars, não desapontou. Pelo contrário: a corrida teve outro final de tirar o fôlego e uma boa dose de polêmica. Após 161 voltas e quase 6h20min no relógio, a Tekno Autosports riu por último – Jonathon Webb/Will Davison largaram da 17ª posição para conquistar uma das mais importantes vitórias de suas carreiras e por apenas 0″143 para Shane Van Gisbergen/Alexandre Premat, a bordo de um dos três carros da equipe Red Bull Racing Australia/Triple Eight Engineering.

No entanto, um dos principais protagonistas foi Jamie Whincup, que conquistou a pole position e liderou a disputa ao seu bel-prazer, abrindo cerca de 30 segundos de vantagem – uma diferença enorme em se tratando da categoria australiana de Turismo. Enquanto isso, o Holden da dupla Davison/Webb avançava célere na classificação e o carro de Van Gisbergen/Premat, com o francês a bordo, derrotou o Volvo de Scott McLaughlin/David Wall numa bela batalha.

Um problema no Ford Falcon do atual campeão Mark Winterbottom, que trouxe o carro de segurança para a pista, reagrupou o pelotão a 30 voltas do fim e a luta se manteve renhida até a 150ª volta, quando aconteceu o acidente do vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=Sg6_II98VJ4

Como vocês puderam ver, o toque de Jamie Whincup em Scott McLaughlin precipitou uma grande confusão, envolvendo o Volvo de Scott McLaughlin e o Holden de Garth Tander, que bateram forte no muro de proteção, provocando nova entrada do Safety Car.

A direção de prova puniu o carro #88 com um pênalti de 15 segundos de acréscimo de tempo por conta da batida e, embora tenha se mantido à frente do pelotão, o Holden de Whincup e Dumbrell acabou por terminar a corrida em 11º lugar – resultado que não satisfez a equipe, que imediatamente após a disputa interpôs um recurso exigindo a vitória para si. Eles não foram os únicos punidos: McLaughlin perdeu também 25 pontos na classificação do campeonato por conta do corte de pista que provocou o contato com o carro de Tander.

Com a bulha, o pódio acabou fechado por Nick Percat/Cameron McConville, noutro Holden – este da Lucas Dumbrell Motorsport. Cameron Waters/Jack LeBrocq conquistaram a quarta posição com o melhor Ford ao fim da batalha e a dupla Scott Pye/Tony D’Alberto fechou em quinto.

Simona de Silvestro e Renée Gracie, que disputaram juntas os 1000 km de Bathurst pelo segundo ano consecutivo, terminaram em 14º lugar num Nissan Altima preparado para elas e inscrito pela Kelly Racing.

O 2º lugar em Mount Panorama não foi ruim para Shane Van Gisbergen: o piloto é o líder da classificação geral do International V8 Supercars, com 2524 pontos, contra 2358 de Jamie Whincup e 2205 de Craig Lowndes, num autêntico 1-2-3 dos pilotos da Red Bull Racing Australia. Na Pirtek Enduro Cup, a vitória em Bathurst deu a Will Davison e Jonathon Webb a liderança do torneio: eles têm 558 pontos, seis à frente de Van Gisbergen/Premat.

A próxima etapa do campeonato é a Castrol Gold Coast 600, normalmente disputada em duas baterias e que acontecerá nos dias 22 e 23 deste mês, quando conheceremos os campeões do certame paralelo de Endurance. Além da rodada de Surfers, restam ainda Pukekohe, na Nova Zelândia e Sydney para o término do campeonato.