A Mil por Hora
Cinema

“As asas de Ícaro”

RIO DE JANEIRO – Assim como Ícaro sonhava em chegar ao sol com suas asas de cera, a Copersucar-Fittipaldi voou baixo no sonho de se tornar a primeira equipe sul-americana na história da Fórmula 1. O sonho tornou-se realidade e de 1975 a 1982, os irmãos Emerson e Wilsinho entraram para a história como os […]

RIO DE JANEIRO – Assim como Ícaro sonhava em chegar ao sol com suas asas de cera, a Copersucar-Fittipaldi voou baixo no sonho de se tornar a primeira equipe sul-americana na história da Fórmula 1. O sonho tornou-se realidade e de 1975 a 1982, os irmãos Emerson e Wilsinho entraram para a história como os únicos construtores a disputar corridas de F1 no continente, somando pontos, ultrapassando a marca de 100 GPs disputados e subindo ao pódio três vezes – duas com Emerson e outra com Keke Rosberg.

A equipe sucumbiu ante o descrédito da imprensa e da opinião pública, atolada em dívidas superiores a US$ 7 milhões. Mas durante o período de sua existência, a Copersucar-Fittipaldi – batizada de Skol-Fittipaldi em 1980 e depois apenas como Fittipaldi em suas duas últimas temporadas, mostrou que paixão, garra e vontade não faltavam aos brasileiros, que tudo tentaram para conquistar seu espaço dentro da principal categoria do automobilismo mundial.

O documentário, que sofreu atrasos por problemas financeiros durante a produção, está pronto. Dirigido por Fernando Dourado, deve ser lançado no ano que vem. “As asas de Ícaro: a verdadeira história da equipe Fittipaldi” tem depoimentos – claro – de Emerson e Wilsinho Fittipaldi, sem contar pilares fundamentais do time, como os engenheiros Ricardo Divila e Odilon Costa, além do mecânico Darci Medeiros. A produção também colheu o testemunho do piloto Alex Dias Ribeiro, do presidente da Embraer Ozires Silva e dos jornalistas Lito Cavalcanti, Castilho de Andrade e Roberto Ferreira.