A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

Enfim, vitória da equipe MC Tubarão nas 500 Milhas de Londrina

RIO DE JANEIRO – As 500 Milhas de Londrina comemoraram seu Jubileu de Prata com uma das edições mais interessantes de sua história. Principalmente porque ao longo das 263 voltas percorridas, a liderança foi ocupada por cinco carros diferentes. O imprevisível, sempre presente nas corridas longas, deu as caras e as cartas. E ao cabo […]

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Fim da maratona num sábado quente: após quase 6h40min de disputa, o protótipo MRX Mugen #32 da MC Tubarão fatura as 500 Milhas de Londrina em sua 25ª edição (Foto: Vanderley Soares/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – As 500 Milhas de Londrina comemoraram seu Jubileu de Prata com uma das edições mais interessantes de sua história. Principalmente porque ao longo das 263 voltas percorridas, a liderança foi ocupada por cinco carros diferentes. O imprevisível, sempre presente nas corridas longas, deu as caras e as cartas.

E ao cabo de pouco mais de 6h30min num sábado muito quente no Autódromo Internacional Ayrton Senna, venceu quem teve menos problemas: o protótipo MRX Mugen Honda #32 da equipe MC Tubarão guiado por Mauro Kern/Paulo Sousa/Tiel de Andrade prevaleceu sobre os adversários. E a equipe de Campo Bom conquistou enfim a vitória que lhes escapou das mãos no ano passado.

Após os problemas do pole position Predador dos Bana e do Lamborghini, que ficou sem pressão no sistema de câmbio paddleshift antes da primeira hora de disputa se completar, a vitória parecia definida a favor do Tornado #3 montado com motor 1,3 litro de motocicleta. Com 480 kg, o carrinho construído pelo engenheiro (e antigo piloto) Luiz Fernando Cruz, tinha um dos roncos mais sensacionais da prova. Aliás, ronco de motor de moto, dependendo de qual seja, é uma delícia.

O Syder #73 do “Marvado” Leandro Totti chegou em 2º lugar. Ele dividiu a pilotagem com Maicom Tumiate (Foto: Vanderley Soares/Divulgação)

O carro guiado por Cali Crestani/Rafael Simon chegou a abrir nada menos que quatro voltas de vantagem para o Spyder pintado nas cores do Londrina Esporte Clube, guiado pelo “Marvado” Leandro Totti e por Maicon Tumiate – e também para o MRX da MC Tubarão, que era o líder quando parou nos boxes em decorrência de um acelerador travado.

Mas o Tornado precisou de um pit muito mais longo que o previsto. E perdeu toda a vantagem obtida ao longo da corrida. Em determinado momento, os três primeiros chegaram a ocupar a mesma volta. E com Tiel de Andrade a bordo, o #32 prevaleceu na hora final para ganhar a corrida com uma volta de avanço sobre Totti/Tumiate, que ainda passaram Crestani/Simon nos últimos instantes. A equipe MC Tubarão ganhou também na categoria II e a Totti Racing foi a vitoriosa na classe III.

Bem mais distantes em relação aos ponteiros, os paranaenses Aloysio Moreira/Luiz Bley Jr. Conseguiram um belo 4º posto geral com o Spyder VW #38, que já venceu as 500 Milhas noutras oportunidades. O protótipo 1R da SP Mec sempre incomodou lá na frente, mesmo com uma corrida bastante atribulada: chegaram a ocupar inclusive o 2º posto, mas em virtude de algumas penalizações o trio Fernando Ohashi/Emílio Padron/Fernando Fortes acabou mesmo em quinto lugar nas 500 Milhas de Londrina.

A Friato Racing salvou um ótimo 6º posto: a trinca Cesinha Bonilha/Felipe André/Enrico Bucci iria estrear um novo protótipo: um MR18 com motor Radical V8 semelhante ao do Super TC2000 argentino. O carro andou nos treinos livres, mas teve um problema sério de queda de pressão de óleo e teve que ser encostado. Ficou para a próxima: de última hora o time do próprio Cesinha colocou um Spyder VW em ação e a trinca chegou à frente do Cobalt V8 da Absoluta Racing-Tigueis, guiado por Ney Faustini/Edras Soares. Este carro, de ronco espetacular, tinha sérios problemas de consumo de óleo. Mesmo assim, acabou como um dos melhores entre os concorrentes da categoria I.

O Gol da Paline Racing, alinhado para Daniel Elias/Luiz Sena Jr./Edson Bueno fez uma corrida de muita regularidade e o carrinho vermelho seguiu célere para chegar em 8º na geral, resultado que deu a vitória ao time na classe VI e também na VII. Outro Gol, só que com pneus radiais, também fez ótima prova e completou a disputa em nono: Lucas Inoue/Marcio Imagava/Marcos Romera foram superiores aos adversários enquadrados no regulamento do Parananense e do Metropolitano de Marcas.

E pela 6ª vez, a família Pardo e seu super confiável Aldee #40 conquistaram a vitória na subdivisão IV. Ainda foram ao pódio duas vezes – porque a organização contempla o pódio geral para os 10 primeiros colocados e ainda premia os melhores nas classes, desde que tenham completado a disputa até 70% do número de voltas dos vencedores.

Destaque para a insuspeita resistência do “Fuca” #18 de Claudemir Moises/Júlio Saravy, que recebeu a quadriculada ao estilo “devagar se vai ao longe”. O carrinho completou em 13º lugar na geral e em segundo na divisão VIII, comprovando que resistência é sempre a chave para quem quer vencer ou terminar corridas de Endurance. E o índice técnico destas 500 Milhas de Londrina foi bastante bom: dos 30 carros que deram a largada às 16h deste sábado, tínhamos 22 no momento da quadriculada.

E a 26ª edição das 500 Milhas de Londrina já tem data marcada para acontecer – será novamente em novembro, no último fim de semana daquele mês. O blogueiro – e o blog – esperam estar pela terceira vez seguida acompanhando a prova que hoje é um clássico do automobilismo nacional e merecia ser melhor tratada pela mídia e principalmente pela Confederação Brasileira de Automobilismo.

Resultado final das 500 Milhas de Londrina:

1. #32 Mauro Kern/Paulo Sousa/Tiel de Andrade
Protótipo MRX Mugen Honda – categoria II
263 voltas em 6h35min37seg125

2. #73 Leandro Totti/Maicom Tumiate
Protótipo Spyder VW – categoria III
262 voltas

3. #3 Rafael Simon/Cali Crestani
Protótipo Tornado Suzuki Hayabusa – categoria II
262 voltas

4. #38 Aloysio Moreira/Luiz Bley Jr.
Protótipo Spyder VW – categoria III/II
255 voltas

5. #76 Fernando Ohashi/Emílio Padron/Fernando Fortes
Protótipo 1R – categoria III/I
249 voltas

6. #99 Cesinha Bonilha/Enrico Bucci/Felipe André
Protótipo Spyder VW – categoria III
245 voltas

7. #25 Ney Faustini/Edras Soares
Cobalt V8 – categoria I
243 voltas

8. #177 Edson Bueno/Daniel Elias/Luiz Sena Jr.
VW Gol – categoria VII/VI
232 voltas

9. #98 Márcio Imagava/Marcos Romera/Lucas Inoue
VW Gol – categoria VIII
229 voltas

10. #40 Diego Pardo/André Pardo/Admir Pardo
Aldee – categoria IV
227 voltas