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WTCC

Mais uma: Lada fora do WTCC

RIO DE JANEIRO – As últimas semanas foram difíceis para o esporte a motor: primeiro, a Audi anunciou sua saída do WEC e anteontem, de surpresa, foi a vez da Volkswagen fazer o mesmo no Mundial de Rali. Hoje foi confirmada a debandada de mais uma montadora. A Lada está fora do Mundial de Carros […]

AUTO - WTCC MOSCOW 2016

RIO DE JANEIRO – As últimas semanas foram difíceis para o esporte a motor: primeiro, a Audi anunciou sua saída do WEC e anteontem, de surpresa, foi a vez da Volkswagen fazer o mesmo no Mundial de Rali.

Hoje foi confirmada a debandada de mais uma montadora. A Lada está fora do Mundial de Carros de Turismo (WTCC), com efeito imediato. A AvtoVAZ, empresa que comanda a marca de Togliatti, decidiu por uma “mudança estratégica”, concentrando seus esforços nas competições locais, menos custosas.

Assim, o WTCC – que já perdera a Citroën quando os franceses confirmaram a volta ao Mundial de Rali (WRC) com força total – fica apenas com Honda e Volvo alinhando equipes oficiais de fábrica. Mais um duro golpe numa competição que já não vem reunindo um bom grid há algumas temporadas.

A decisão dos russos deixa três pilotos a pé no mercado – muito possivelmente, dois: Gabriele Tarquini pode aproveitar a oportunidade aberta com o fim da equipe oficial da Lada e pendurar o capacete. Aos 54 anos, ele é o mais velho em atividade nas categorias chanceladas pela FIA e fora contratado pela Lada após ser dispensado pela Honda.

O francês Hugo Valente, que só conseguiu um lugar de piloto oficial em 2016 porque Robert Huff trocou a Lada pela Honda – no que pareceu um troca-troca entre o britânico e Tarquini – deve migrar para a série TCR International e defender a Craft-Bamboo Racing. E o piloto mais contrariado nessa história toda é Nicky Catsburg.

Não para menos: o holandês tinha um contrato renovado para defender a Lada no WTCC em 2017 e sonhava com a grande chance de ser campeão mundial – a oportunidade seria esta, já que o tricampeão José María “Pechito” López vai deixar a competição ao fim deste ano.

“Se for verdade, obviamente estou muito desapontado”, disse Catsburg. “Eu tinha tudo certo para continuar com a Lada em 2017 e agora vou ter que procurar outras alternativas.”

Uma das alternativas seria a Oreca, responsável pelo running dos carros da Lada no WTCC, absorver a parte operacional e de estrutura por completo, mantendo o desenvolvimento dos Lada Vesta e representando a marca em caráter semi-oficial.

O anúncio oficial do fim do programa da Lada no Mundial de Carros de Turismo não deve acontecer até daqui a uma semana. E justamente no melhor ano da marca na modalidade, os russos aprontam essa..

Прощай, Лада!