A Mil por Hora
WTCC

As novidades para o WTCC em 2017

RIO DE JANEIRO – A reunião do Conselho Mundial da FIA nesta quarta-feira em Viena, na Áustria, definiu também os rumos da temporada 2017 do World Touring Car Championship, o WTCC. O campeonato que perdeu Lada e Citroën como construtores oficiais – e por isso mesmo corria risco de extinção – abre seu regulamento para […]

161124-25 Wtcc contest number eleven in Qatar.

RIO DE JANEIRO – A reunião do Conselho Mundial da FIA nesta quarta-feira em Viena, na Áustria, definiu também os rumos da temporada 2017 do World Touring Car Championship, o WTCC. O campeonato que perdeu Lada e Citroën como construtores oficiais – e por isso mesmo corria risco de extinção – abre seu regulamento para o surgimento da classe WTCC 2, com base nos bólidos construídos de acordo com a classe TCN 2, derivada dos modelos TCR. Isto proporcionará um aumento do grid de largada e a classe terá pontuação e campeões em separado.

Por falar em pontuação, a Main Race (corrida principal) passa a ter um critério diferenciado em relação à primeira prova, que continuará tendo o grid invertido entre os 10 primeiros do Q2. O vencedor das provas de fundo passa a somar 30 pontos, o segundo colocado 23, o terceiro 19, o quarto 16, o quinto 13 e depois 10-7-4-2-1 até o 10º colocado. Estuda-se também a criação de “Joker Laps”, um formato já adotado com relativo sucesso no Super TC 2000 argentino, em que os pilotos têm a oportunidade de, numa volta, superar numa espécie de atalho os adversários. As “Joker Laps” seriam introduzidas em circuitos urbanos como Marrakech e Vila Real, em Portugal.

O calendário também traz novidades. A temporada terá 10 rodadas e não 12, num total de 20 corridas, para cortar custos. Paul Ricard, Moscou e Slovakia Ring deixam o calendário. Voltam Monza e Macau. O Mundial começa em 9 de abril, no circuito Moulay El-Hassan, no Marrocos. E termina em 1º de dezembro no Catar, em Losail.

Eis as datas:

9 de abril – Marrocos (Marrakech)
30 de abril – Itália (Monza)
14 de maio – Hungria (Hungaroring)
27 de maio – Alemanha (Nürburgring/Nördscheleife)
25 de junho – Portugal (Vila Real)
6 de agosto – Argentina (Termas de Río Hondo)
1º de outubro – China (Xangai)
29 de outubro – Japão (Twin Ring Motegi)
19 de novembro – Macau (Macau)
1º de dezembro – Catar (Losail)