A Mil por Hora
Rally Dakar

Loeb chega à frente, mas ASO declara vitória de Peterhansel nos carros

RIO DE JANEIRO (atualizado às 23h37) – A Peugeot tem tudo para ganhar mais um Rali Dakar em 2017. Não importa com quem, o que vale para a marca do Leão é o topo do pódio – ou mesmo o pódio inteiro. São três modelos 3008 DKR neste momento ocupando as três primeiras posições. E […]

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Stéphane Peterhansel se envolveu num incidente, atropelando um motociclista na 10ª etapa do Rali Dakar. O ASO fez sua parte, devolveu o tempo que o piloto francês perdeu e o “Monsieur Dakar” é declarado o vencedor do dia, superando Sébastien Loeb

RIO DE JANEIRO (atualizado às 23h37) – A Peugeot tem tudo para ganhar mais um Rali Dakar em 2017. Não importa com quem, o que vale para a marca do Leão é o topo do pódio – ou mesmo o pódio inteiro. São três modelos 3008 DKR neste momento ocupando as três primeiras posições. E na briga pelo título nos Carros, estão dois gigantes, dois titãs das trilhas.

Nenhum deles, inclusive, precisa provar mais nada a ninguém: Sébastien Loeb ganhou o Mundial de Rali (WRC) nove vezes – seguidas. Stéphane Peterhansel tem 12 títulos no Rali Dakar, 28 participações e 70 vitórias em especiais (recorde histórico) até antes da 10ª etapa, uma das mais difíceis da atual edição, com 449 km cronometrados e 751 km no total.

O “Monsieur Dakar” passou por percalços: durante a etapa, na altura do km 83, Peterhansel atropelou e machucou o motociclista esloveno Simon Marcic. O piloto da Peugeot e o navegador Jean-Paul Cottret imediatamente socorreram Marcic, que foi rapidamente removido pelo helicóptero médico com suspeita de fratura – posteriormente confirmada. Isso fez com que a dupla perdesse tempo em relação aos seus companheiros de equipe e nesse caso o ASO é benevolente: Peterhansel/Cottret tiveram 14min13seg do tempo total que levaram ao fim da 10ª etapa devolvidos. E na nova classificação extra-oficial, a dupla lidera na geral após vencer a etapa – 71º triunfo de Peterhansel na história do Dakar.

Sébastien Loeb, anteriormente declarado vencedor, terminou mesmo em 2º lugar a 7min28seg de Peterhansel. Agora, os dois estão separados por 5min50seg na luta pela vitória. Cyril Despres, terceiro hoje a 10min01seg do vencedor, assiste tudo de camarote…

Numa especial complicada, o melhor do resto foi Yazeed Al Rajhi, 4º mais rápido na trilha com seu Mini. O melhor piloto da equipe do construtor vinculado à alemã BMW – o finlandês Mikko Hirvonen – teve problemas ao ficar preso com seu All4Racing numa ravina e se atrasou. Não obstante, no afã de se recuperar, colidiu com um caminhão e perdeu três horas. Dia difícil para o nórdico e seu navegador, o experiente Michel Périn.

Orlando Terranova mantém o posto de melhor piloto sul-americano: foi quinto hoje a pouco mais de 20 minutos da ponta. A Toyota não teve um dia dos mais produtivos, com Giniel De Villiers em 6º e Conrad Rautenbach, do Zimbábue, conquistando um razoável sétimo posto.

Outros dois pilotos do WRC se destacaram na etapa, com o peruano Nicolás Fuchs, a bordo de um HRX Ford, surpreendendo. Ele chegou a ter os melhores tempos parciais no início da especial. Mas perdeu fôlego e chegou em oitavo, à frente do “Buldogue” Martin Prokop. E Nani Roma, que ontem não tinha onde dormir – conseguindo um quarto numa casa (e que casa!) de um morador local em Chilecito, a cerca de 500 metros do acampamento, não conseguiu nada melhor que a 10ª colocação.

Os brasileiros Sylvio Barros e Rafael Capoani seguem em frente. Na etapa anterior, sobreviveram à perda de uma roda a mais de 160 km/h a bordo do Mini All4Racing #339. Hoje, tiveram mais um dia difícil, perdendo 2h47min43seg em relação aos primeiros colocados. Terminaram a etapa em 30º e baixaram para a vigésima colocação na classificação geral na categoria – ainda na 4ª posição entre os estreantes.

Resultado da etapa #10
Chilecito-San Juan
Total: 449 km cronometrados – 751 km

1. #300 Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Peugeot) – 4h47min00seg (ASO devolveu 14min13seg à dupla)
2. #309 Sébastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot) – a 7min28seg
3. #307 Cyril Despres/David Castera (Peugeot) – a 10min01seg
4. #306 Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (Mini) – a 19min03seg
5. #308 Orlando Terranova/Andreas Schulz (Mini) – a 20min12seg
6. #302 Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) – a 22min48seg
7. #320 Conrad Rautenbach/Robert Howie (Toyota) – a 34min23seg
8. #323 Nicolás Fuchs/Fernando Mussano (HRX) – a 34min23seg
9. #321 Martin Prokop/Ilka Minor (Ford) – a 38min55seg
10. #305 Nani Roma/Alex Haro (Toyota) – a 38min57seg

Classificação geral:

1. #300 Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret – 24h58min43seg (ASO devolveu 14min13seg à dupla)
2. #309 Sébastien Loeb/Daniel Elena – a 5min50seg
3. #307 Cyril Despres/David Castera – a 25min40seg
4. #305 Nani Roma/Alex Haro – a 1h00min55seg
5. #302 Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz – a 1h42min54seg
6. #308 Orlando Terranova/Andreas Schulz – a 1h45min21seg
7. #314 Boris Garafulic/Filipe Palmeiro – a 3h26min34seg
8. #316 Kuba Przygonski/Tom Colsoul – a 3h53min40seg
9. #318 Romain Dumas/Alain Guehennec – a 3h57min43seg
10. #319 Sheik Khalid Al Qassimi/Pascal Maimon – a 4h24min17seg (incluindo +1h11min de penalização)