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Nascar

Nascar anuncia novas regras para 2017

RIO DE JANEIRO (Virou tudo do avesso!) – As três séries nacionais da Nascar – Monster Energy Cup Series, Xfinity Series e Camping World Truck Series – terão, a partir do campeonato que se inicia no fim de fevereiro, novidades no que diz respeito ao formato de disputa das corridas. Após uma série de estudos, […]

RIO DE JANEIRO (Virou tudo do avesso!) – As três séries nacionais da Nascar – Monster Energy Cup Series, Xfinity Series e Camping World Truck Series – terão, a partir do campeonato que se inicia no fim de fevereiro, novidades no que diz respeito ao formato de disputa das corridas. Após uma série de estudos, a direção da categoria resolveu virar tudo do avesso para trazer de volta o público perdido nos últimos anos. O objetivo é dinamizar as disputas e tornar a competição mais atrativa não só para o torcedor que vai aos autódromos para o público telespectador em casa, diminuindo os intervalos comerciais e acabando com uma certa monotonia que aquele “meião” das provas longas acaba provocando no fã da categoria.

As provas passam a ser disputadas em três segmentos. Nos dois primeiros, serão distribuídos pontos extras para o top 10 de cada um deles, com o primeiro colocado de cada segmento contemplado com 10 pontos e mais um ponto extra para ser transportado à disputa do playoff – caso esse piloto vença qualquer uma das 26 provas preliminares antes do início do Chase. Entre cada um dos segmentos será deflagrada uma bandeira amarela e as equipes farão pit stops que terão transmissão ao vivo pela TV. Ou seja: as emissoras dos EUA não usarão mais o recurso da “imagem recuperada” ao perder um pit stop importante durante um intervalo comercial.

Aliás, para acabar com qualquer dúvida: o vencedor de cada prova, aquele que vai festejar no Victory Lane, sai mesmo do 3º e último segmento. Caem por terra os pontos de bônus por volta liderada e pelo maior número de voltas na ponta, convertidos em cinco pontos extras para o playoff, que serão distribuídos pela Nascar. A vitória continua valendo 40 pontos, o segundo colocado ganha 35, o terceiro 34, o quarto 33 e assim na descendente até a última posição, sendo que do 36º ao 40º colocado, isso na Monster Cup e na Xfinity Series, a pontuação será exatamente a mesma: 1 pontinho.

Os pontos de bônus, que a Nascar chamou de “playoff points” vão ser transportados ao total de pontos que cada piloto iniciar a primeira fase do Chase, sendo que o piloto que somar mais pontos nessa fase entra no Chase com 15 pontos extras (a escala será de 15-10-8-7-6-5-4-3-2-1 até o 10º mais bem classificado). Supondo que um piloto alcance 200 pontos de bônus nas 26 primeiras provas da Monster Energy Cup Series, esse piloto começa o playoff com 2.200 pontos, já que a base inicial é de 2.000 pontos na primeira fase – a propósito, a pontuação para o playoff não muda e os pontos de bônus são carregados para as fases seguintes, à exceção da última em que os quatro finalistas têm de partir de uma base de 5.000 pontos. E o piloto mais bem classificado na temporada regular efetivamente terá um título simbólico ofertado pela Nascar – em todas as divisões.

O critério para classificação no Chase continua sendo exatamente o mesmo: vitória classifica automaticamente, desde que o piloto esteja no top 30 da tabela e seja um piloto regular de cada categoria. Em caso contrário, o piloto se classifica por pontos.

As novas regras significam também o encerramento da experiência da chamada “Caution Clock”, a bandeira amarela programada a cada 20 minutos nas corridas da Truck Series.

O formato pode parecer confuso. Muita gente nas redes sociais já manifestou seu desagrado às mudanças. Mas a primeira coisa que temos que fazer é dar um crédito à Nascar e não tentar ser tão críticos num primeiro momento. Afinal, se os artistas do espetáculo – os pilotos – gostaram, quem somos nós para dizer algo contra?