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Automobilismo Internacional

Abertura do PWC com 45 carros em St. Pete

RIO DE JANEIRO – Agora sancionado pelo United States Auto Club (USAC), o Pirelli World Challenge inicia a temporada 2017 daqui a menos de 10 dias no circuito urbano de St. Pete, na Flórida – na mesma pista em que teremos a rodada inaugural da Fórmula Indy e também das categorias suporte do programa Mazda […]

Red-Dragon
A Gainsco/Bob Stallings Racing muda de carro para o PWC em 2017: sai o McLaren 650S e entra o novo Porsche 911 GT3-R para Jonathon Fogarty

RIO DE JANEIRO – Agora sancionado pelo United States Auto Club (USAC), o Pirelli World Challenge inicia a temporada 2017 daqui a menos de 10 dias no circuito urbano de St. Pete, na Flórida – na mesma pista em que teremos a rodada inaugural da Fórmula Indy e também das categorias suporte do programa Mazda Road To Indy.

Com um novo formato a partir deste ano, o certame será dividido em provas Sprint (com 50 minutos de duração) e SprintX, com provas em dupla. A etapa inaugural é Sprint, com duas baterias para as classes GT/GTA/GT Cup e GTS.

Um total de 45 carros faz parte da lista de entradas, sendo 25 abrangendo as divisões principais do PWC e os demais da divisão GTS, única que contará com a presença de um brasileiro: Rodrigo Baptista vai competir todo o certame com um Porsche Cayman GT4 Clubsport MR alinhado pela tradicional escuderia Flying Lizard Motorsports.

Outras novidades para 2017 são a estreia de dois novos modelos: o Panoz Avezzano GT, que será guiado pelo experiente Ian James e o McLaren 570S que já foi visto nos EUA, precisamente na prova de abertura do Continental Tire SportsCar Challenge. No PWC, as equipes KPR, com Mark Kleinin e a GMG, através de George Kurtz, vão alinhar o bólido construído pela McLaren Cars na Inglaterra.

A prova principal terá 14 carros da classe GT, nove da GTA e apenas dois da GT Cup, com diversas mudanças em relação à última temporada. Uma delas é a volta do escocês Ryan Dalziel, com uma novíssima Mercedes-AMG GT3 alinhada pela CRP Racing, antiga cliente da Audi.

Mas o construtor de Ingolstadt segue bem representado na competição, já que o alemão Pierre Kaffer vai competir com um dos bólidos da Magnus Racing, que deixou a série IMSA Weather Tech SportsCar. John Potter será o segundo piloto, na classe GTA.

A K-PAX Racing tem novos recrutas: Colin Thompson e Austin Cindric estão fora. Chegam Bryan Sellers e Mike Hedlund para fazer companhia ao atual campeão, o português Álvaro Parente, piloto principal de Grã-Turismo da McLaren. Na Real Time Racing, um novo carro – o Acura NSX GT3 – e a presença do experiente Peter Kox para trabalhar a tempo inteiro junto a Ryan Eversley.

Outras mudanças incluem a Gainsco/Bob Stallings Racing como nova cliente da Porsche, trazendo o “Red Dragon” #99 para Jonathon Fogarty e James Davison alinhando o Aston Martin Vantage V12 da TRG. E o regresso da R. Ferri Motorsport com a Ferrari 488 GT3 finalmente debutando no PWC através do espanhol Alex Riberas.

Este não será o único carro do “Cavallino Rampante” em St. Pete, pois Daniel Mancinelli foi confirmado a bordo da TR3 Racing. Quem também estreia na categoria é Pablo Perez Companc, argentino que chegou a correr na F-3 Sul-Americana pela equipe de Amir Nasr e que na Indy Lights sofreu um enorme acidente no circuito oval de Homestead. Desde então, ele estava afastado das competições internacionais e regressa agora com uma Mercedes-AMG GT3 alinhada pela Champ 1. E o mexicano Jorge De La Torre, que se acidentou com gravidade em Lime Rock no ano passado, também volta às pistas com o Aston Martin de sua própria escuderia.

Apenas o sérvio Marko Radisic, da Precision Racing e Preston Calvert, da Calvert Dynamics, compõem o reduzido grid da divisão GT Cup. O campeão do ano passado, Alec Udell, estreia na divisão GTA com um Porsche da GMG Racing.

A lista completa de inscritos para o PWC em St. Pete está AQUI