A Mil por Hora
Fórmula Truck

Debandada

RIO DE JANEIRO – O momento da Fórmula Truck é sombrio. Recebi hoje um e-mail via Mastermídia do meu camarada Beto Otazu, explicando que nada menos que 20 caminhões não vão disputar a temporada 2017 da categoria. Ou seja: debandada geral. A julgar pelo teor do comunicado à imprensa, a Associação de Pilotos e Equipes […]

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A situação da Fórmula Truck beira o colapso

RIO DE JANEIRO – O momento da Fórmula Truck é sombrio. Recebi hoje um e-mail via Mastermídia do meu camarada Beto Otazu, explicando que nada menos que 20 caminhões não vão disputar a temporada 2017 da categoria.

Ou seja: debandada geral.

A julgar pelo teor do comunicado à imprensa, a Associação de Pilotos e Equipes (APE) está se mobilizando para fazer um novo campeonato.

E querem apostar? Capaz que consigam. Se não em 2017 ainda, fica para o próximo.

É preciso explicar o seguinte: a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) é quem chancela as competições nacionais. Isso é óbvio. A egrégia entidade, além de supervisionar os eventos, entra em acordo com os promotores interessados na organização dos mesmos. Há contratos que precisam ser cumpridos. Sem querer usar de grosseria, mas já usando, quem mija fora da bacia está fora.

Na atual conjuntura, a Truck não se segura sob a organização atual. Sincera e honestamente: como vão convencer uma meia dúzia de gatos pingados a competir no Velopark – sendo que há um monte de pendências ainda não resolvidas – e depois fazer uma prova em Rivera, no Uruguai? Tem quem acredite que a categoria, do jeito como está, não chega sequer à segunda etapa.

Abaixo, a íntegra do comunicado.

O grupo formado por nove equipes e seus respectivos pilotos que participaram do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em 2016, comunica que seus integrantes não participarão do certame de 2017, em virtude de conflito de ideais que vem norteando a categoria nas últimas temporadas, como falta de diálogo entre organização e equipes, incerteza de chancela do evento pelo órgão competente e falta de calendário prévio (anunciados apenas na segunda quinzena de fevereiro).

Com o intuito de manter a saúde financeira de dezenas de profissionais empregados nas equipes associadas, a credibilidade dos proprietários e pilotos dos referidos times junto aos seus parceiros comerciais e ao público, e buscando soluções viáveis nas áreas organizacional, logística, comercial, financeira, técnica e desportiva, visando a solidez dos eventos de competições de caminhões, brevemente a recém-formada Associação irá anunciar os seus planos para este ano.

Detentora de 20 caminhões de competição em seu quadro de equipes associadas, a Associação já está elaborando um comunicado onde explanará toda a sua atuação em 2017, onde a parceria, união, interação, comunicação e o diálogo estão norteando o rumo do grande evento que nascerá forte e saudável sob novos conceitos.

A Associação de equipes e pilotos é composta pelas equipes RM Competições, DF Motorsport, RVR Motorsports, Muffatão Racing, Dakar Motors, Fábio Fogaça Motorsports, Original Reis, Lucar Motorsports e Clay Truck Racing, que formam um grid de 20 caminhões com pilotos do quilate de Felipe Giaffone, Renato Martins, Roberval Andrade, Leandro Totti, Beto Monteiro, Djalma Fogaça, Adalberto Jardim, Pedro Muffato, David Muffato, Débora Rodrigues, André Marques, Fábio Fogaça, José Maria Reis, Leandro Reis, Diogo Pachenki, Régis Boéssio, Luis Lopes, Alex Fabiano e João Maistro.