A Mil por Hora
European Le Mans Series

Guia ELMS 2017 – equipes LMP3

RIO DE JANEIRO – Seguimos com o guia de apresentação dos times do European Le Mans Series com a divisão LMP3 de protótipos, que ganhou muito em popularidade no segundo ano de existência após um primeiro ano de poucos carros. O domínio dos Ginetta foi deixado de lado e a Onroak Automotive faturou muito em […]

RIO DE JANEIRO – Seguimos com o guia de apresentação dos times do European Le Mans Series com a divisão LMP3 de protótipos, que ganhou muito em popularidade no segundo ano de existência após um primeiro ano de poucos carros. O domínio dos Ginetta foi deixado de lado e a Onroak Automotive faturou muito em vendas e em prestígio – praticamente TODAS as equipes optaram por comprar os chassis Ligier JS P3.

Para 2017, pelo menos duas escuderias apostam num novo carro: o Norma M30, construído pela marca fundada por Norbert Santos na França. Uma das equipes é a do tetracampeão do WTCC, Yvan Muller – que também aposta num Ligier. O Oregon Team, da Itália, também comprou um chassi Norma para disputar o campeonato.

A United Autosports larga em busca do bicampeonato do ELMS e a série LMP3 se tornou um trampolim de fato para vários times – tanto que a própria United Autosports alinha também um LMP2 neste ano, assim como a Cetilar Villorba Corse, a Graff e a Tockwith Motorsports, que fizeram desta classe um rito de passagem para a turma principal do certame.

Quem abre o guia dos 13 times da LMP3 é, logicamente, a campeã United Autosports.

UNITED AUTOSPORTS
Team Principal: Richard Dean
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

A United Autosports quer levar tudo de novo na LMP3

Campeã do ELMS ano passado com uma performance dominante nas três primeiras corridas, a United Autosports renova as esperanças para em 2017 faturar mais um caneco da classe LMP3. A equipe de Richard Dean e Zak Brown (sim, o mesmo que é o CEO da McLaren) volta a apostar em dois carros para cumprir uma boa campanha e larga com o favoritismo para a prova inaugural em Silverstone por conta do melhor tempo do Prólogo em Monza. O carro #2 será guiado por Sean Rayhall e John Falb, que ano passado competiram pela Graff Racing. O #3 terá praticamente o mesmo trio de 2016: a única exceção é que Matt Bell dará lugar a Christian England, formando a tripulação com Mark Patterson e Wayne Boyd.

COOL RACING BY GPC
Team Principal: Patrick Barbier
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

A novata Cool Racing by GPC, inscrita de última hora na temporada, só quer “aprender”

Um ano de aprendizado. É esse o objetivo da Cool Racing by GPC em sua campanha de estreia no ELMS, para o qual se inscreveu praticamente de última hora. A equipe não fora anunciada em fevereiro na coletiva de imprensa do ACO, mas fez o dever de casa direitinho. A organização francesa, chefiada por Patrick Barbier, está pronta para disputar a série de seis etapas com – adivinhem? – um Ligier JS P3. Entre os pilotos, aparece o experiente Iradj Alexander-David, presente em diversas outras categorias. Completa a tripulação do carro #4 o suíço Gino Forgione.

BY SPEED FACTORY
Team Principal: Dalius Steponavicius
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

Com 100% de pilotos novos em relação ao ano passado, a By Speed Factory quer esquecer a última temporada e fazer um bom papel em 2017

Com sede na Espanha, mas chefiada por um lituano (Dalius Steponavicius), a By Speed Factory é uma das raras equipes que restaram da classe LMP3 desde seu ano de estreia em 2015. Portanto, é a equipe mais rodada do grid – sem garantias, porém, de grandes desempenhos. Ano passado, a equipe só conquistou um solitário ponto e ficou em 20º lugar na competição, sem disputar a totalidade do calendário. Para este ano, o plantel de pilotos foi renovado: nenhum dos pilotos que disputou ao menos uma corrida pelo time permaneceu. Chegam o alemão Jürgen Krebs, o suíço Tim Müller e o estoniano Tristan Viidas. Não devem fazer muito melhor do que o pessoal que defendeu a escuderia ano passado.

360 RACING
Team Principal: Mark Owen
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

Vizinha à pista de Silverstone, a 360 Racing pretende disputar uma temporada mais competitiva que a última

Com sede bem próxima ao local da prova de abertura, a escuderia britânica 360 Racing tem alcançado mais sucesso na série Radical Masters do que no ELMS. Mas até que a última temporada não foi ruim, com cinco classificações no top 10 e um pódio obtido no Red Bull Ring. Os resultados deixaram os pilotos em 7º lugar na classificação final da LMP3. E para 2017, houve uma única mudança: James Swift saiu e chegou Anthony Wells, que já teve experiência com protótipos LMP2.

DUQUEINE ENGINEERING
Team Principal: Gilles Duqueine e Yann Belhomme
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

Um dos destaques do ano passado, a Duqueine Engineering vem forte para 2017

Com sede em St. Martin de Valgagues, cidade francesa que abriga um pólo mecânico, a Duqueine Engineering é uma organização nova, de apenas três anos de existência. Chefiada pelos engenheiros Gilles Duqueine e Yann Belhomme, a equipe fez boa figura no ELMS ano passado, alcançando dois pódios na classe LMP3 e o 3º lugar entre as escuderias. David Hallyday e Dino Lunardi, que competiram num dos carros durante toda a temporada, fecharam o ano na quarta posição entre os pilotos. Com mais experiência, querem incomodar o favoritismo da United Autosports. Vão com dois carros e novas formações, com destaque para Vincent Beltoise, neto de Jean-Pierre Beltoise, antigo piloto de Fórmula 1 dos anos 1960 e 1970 e que já tem pelo menos cinco anos de carreira no automobilismo.

AT RACING
Team Principal: Aliaksandr Talkanitsa
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

Estreante com pedigree, a AT Racing pode ser a boa surpresa do ano

Outro braço da italiana AF Corse, a AT Racing é a única equipe que sai da classe LMGTE e tenta a sorte na LMP3 nesta temporada. Tiveram uma performance sólida no Prólogo em Monza e o carro #9 apareceu muito bem nos treinos, alcançando o 2º melhor tempo após os dois dias de testes. Neste ano de estreia, os Talkanitsa pai e filho estarão a bordo, dividindo a pilotagem com o dinamarquês Mikkel Mac Jensen, outro egresso das provas da LMGTE, já que defendeu em duas temporadas a Formula Racing.

OREGON TEAM
Team Principal: Giorgio Testa e Jerry Canevisio
Carro: Norma M30
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

O visual “cheguei” do Norma M30 do Oregon Team foi o que chamou mais a atenção no Prólogo em Monza

Conhecida na Itália pelo visual chamativo de seus carros, mesclando cor de rosa com amarelo e verde, o Oregon Team tem sua sede bem próxima ao santuário de Caravaggio, na região da Lombardia. A equipe, que já tem experiência de sobra em competições com os modelos Renault, chega ao ELMS logo na LMP3, metendo o pé na porta para incomodar. Os chefes Giorgio Testa e Jerry Canevisio não podem cobrar resultados imediatos, mas confiam no bom papel de seus pilotos: o colombiano Andrés Mendez, de 24 anos e os italianos Dario Capitanio e Davide Roda – este último estava fora das pistas há vários anos e é o irmão mais novo de Gianluca Roda, que estará no ELMS pela Spirit of Race.

EUROINTERNATIONAL
Team Principal: Antonio Ferrari
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

Giorgio Mondini é o principal piloto na campanha da Eurointernational em busca do título da LMP3

A interminável escuderia de Antonio Ferrari já esteve competindo onde vocês tentarem imaginar – não, não imaginem a Fórmula 1, mas saibam que a Eurointernational foi da Fórmula Indy – só para deixar claro que a organização tem experiência de sobra para disputar o ELMS em mais uma temporada, que será a segunda do time anglo-italiano na competição. É uma das poucas equipes que aposta em dois chassis Ligier JS P3 para o próximo campeonato, bem como na experiência de Giorgio Mondini, antigo piloto de testes da Jordan e da Midland na Fórmula 1. Ano passado, apesar de um belo pódio conquistado em Imola, não tiveram sorte no resto do ano. Um dos carros fechou a temporada na 12ª posição e o outro não ficou muito atrás, em décimo-quarto.

INTER EUROPOL COMPETITION
Team Principal: Michael Keese
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

Campeã do VdeV no ano passado, a Inter Europol Competition aposta nos mesmos pilotos de 2016 para fazer uma boa campanha no ELMS

Com base na Alemanha, porém representando a Polônia, a equipe Inter Europol Competition progride para seu segundo ano no ELMS, repartindo atenções com o VdeV, certame de Endurance em que conquistou o título na temporada passada. Na série organizada pela LMEO, acabaram na 10ª posição, com um quinto posto no Estoril como melhor resultado. Em 2017, querem ir mais além e para isso, o chefe de equipe Michael Keese conta com a mesma dupla de pilotos do ano passado – Jakub Smiechowski e Martin Hippe.

RLR MSPORT
Team Principal: Nick Reynolds
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

Os britânicos da RLR Msport não querem ser figurantes na classe LMP3 neste ano

Outra das escuderias que sobreviveu nos três anos de existência do LMP3 na ELMS foi a RLR Msport. Hoje, a organização britânica se divide em várias categorias, mas segue firme no European Le Mans Series com um protótipo Ligier JS P3. Ano passado, terminaram em 13º lugar e têm esperança de ir mais adiante. Morten Dons, único piloto do time que disputou todas as corridas em 2016, segue a bordo junto ao canadense John Farano e ao britânico Alex Kapadia.

PANIS BARTHEZ COMPETITION
Team Principal: Olivier Panis
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

Theo Bean é a cara nova na equipe de Olivier Panis e Fabién Barthez na divisão LMP3

Uma das grandes atrações do ELMS e da classe LMP3 é a equipe capitaneada pelo ex-goleiro Fabién Barthez e por Olivier Panis, antigo piloto de Fórmula 1. A Panis Barthez Competition é uma das únicas com protótipos nas duas categorias – a exemplo da United Autosports. O time francês salvou um pódio em seis corridas na última temporada e terminou o ano em sétimo lugar, o que não é mau. Novidade entre os pilotos: Valentin Moineault não segue para 2017 e o time terá o estreante Theo Bean, que vem dos EUA, junto aos franceses Eric Debard e Simon Gachet.

ULTIMATE
Team Principal: Jean-Baptiste Lahaye
Carro: Ligier JS P3
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

A Ultimate Racing preferiu apostar na mesma trinca de 2016 para conseguir uma classificação melhor na temporada que se inicia em Silverstone

Em seu segundo ano no ELMS, a Ultimate tem como ambição fazer melhor campanha que em 2016, quando terminaram com a oitava melhor pontuação entre os times da LMP3. A equipe francesa, cuja gênese são as competições de protótipos do VdeV, mostrou evolução ao longo de sua campanha. E será dentre as organizações que ficaram a bordo para esta temporada, uma das únicas a repetir seu trio de pilotos, formado por Jean-Baptiste e Matthieu Lahaye – que são irmãos – além de François Hériau.

M. RACING-YMR
Team Principal: Yvan Muller
Carro: Ligier JS P3 e Norma M30
Motor: Nissan VK50 5 litros V8
Potência: 420 HP
Câmbio: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 930 kg

A equipe de Yvan Muller aposta em dois bólidos diferentes na campanha de 2017 na LMP3

O tarimbado Yvan Muller mostrou que sabe das coisas na preparação de sua equipe para a temporada da LMP3: comprou um chassis Norma M30 para comparar seu desempenho com um dos Ligier JS P3 que manteve a bordo para 2017, sendo assim a única escuderia da divisão a atuar neste ano com dois carros distintos. No Prólogo, o Norma andou rápido, mas sofreu um tremendo capote e felizmente acabou reconstruído e pronto para a prova de abertura no próximo fim de semana. A equipe foi bem ano passado, com uma vitória no Estoril e o 6º lugar ao fim do certame. O sobrinho de Yvan, Yann Ehrlacher, é um dos que guiará o Norma ao lado do australiano Ricky Capo e do francês Erwin Creed. Alexandre Cougnaud lidera a tripulação do #18 que terá os recém-chegados Romano Ricci e Antoine Jung.