A Mil por Hora
Stock Car

Ponto de interrogação

RIO DE JANEIRO – Domingo sem transmissão de Nascar por causa da chuva, o escriba aqui aproveitou para abusar do controle remoto e revezar entre a MotoGP no COTA e a Stock Car no Velopark. Assisti bem mais às corridas das motos, vibrei com mais um triunfo de Franco Morbidelli na Moto2 e com a […]

RIO DE JANEIRO – Domingo sem transmissão de Nascar por causa da chuva, o escriba aqui aproveitou para abusar do controle remoto e revezar entre a MotoGP no COTA e a Stock Car no Velopark. Assisti bem mais às corridas das motos, vibrei com mais um triunfo de Franco Morbidelli na Moto2 e com a liderança do “Doutor” Valentino Rossi na MotoGP.

Mas, claro, fiquei sabendo do acidente na Stock Car que movimentou as redes sociais. E que está aqui no vídeo abaixo.

Sincera e honestamente, até agora não consegui entender o que o Antonio Pizzonia quis fazer ao tentar voltar para a pista depois da dividida com o Tuka Rocha, que também levou a pior. A manobra foi de juvenil, absolutamente o oposto do que se espera de alguém com a experiência do amazonense no automobilismo.

Sobrou para o Lucas Foresti, que comprou pronta a enorme cagada do piloto da Prati-Donaduzzi, que se desculpou dizendo que os “pontos cegos” do carro não o deixaram ver que alguém se aproximava.

Ora, se o Pizzonia sabe e TODOS os pilotos da Stock sabem que o projeto do cockpit oferece pouca amplitude de visão aos pilotos, por que então fez aquilo?

Por muita sorte, até porque a batida foi em “T”, em ângulo de 90º, ninguém saiu com lesões graves. Foresti saiu com cinco pontos numa perna e o manauara, com lesões num dos tornozelos.

O que mais me impressiona é que a CBA, ao invés de agir com o rigor da lei, apenas faz com que o piloto do carro #1 seja punido com a largada no fim do grid da próxima rodada em Santa Cruz do Sul, quando deveria ter levado uma corrida de suspensão, no mínimo. Por muito menos, ou melhor, por dizer verdades, Cacá Bueno foi afastado de uma prova da categoria há alguns anos.

Pizzonia é um enorme ponto de interrogação no nosso automobilismo. Surgiu como sensação na Inglaterra, ganhou tudo até a Fórmula 3000 e depois não mostrou aquilo tudo que se esperava dele. E não pode se queixar da falta de oportunidades, depois de vagar pelas mais diversas categorias, incluindo a Superleague Formula (lembram?), Fórmula Indy, a AutoGP World Series e até o FIA WEC.