A Mil por Hora
World Series V8

Fittipaldi tem problemas e perde liderança da World Series V8

RIO DE JANEIRO – O fim de semana de Pietro Fittipaldi na World Series V8 prometia: liderança após duas corridas em Silverstone, pole numa das corridas e 2º no grid da outra. Mas tudo o que o piloto brasileiro conseguiu na pista de Spa-Francorchamps foi um sexto lugar como melhor resultado, o que o fez […]

Gar2
Dessa vez, Pietro Fittipaldi passou longe do pódio e perdeu a liderança do campeonato da World Series V8 após a rodada de Spa-Francorchamps

RIO DE JANEIRO – O fim de semana de Pietro Fittipaldi na World Series V8 prometia: liderança após duas corridas em Silverstone, pole numa das corridas e 2º no grid da outra. Mas tudo o que o piloto brasileiro conseguiu na pista de Spa-Francorchamps foi um sexto lugar como melhor resultado, o que o fez perder a liderança do campeonato.

Na corrida de sexta-feira, Pietro ficou para trás no grid porque o dispositivo anti-stall de seu carro não funcionou e ele largou praticamente parado. De último, conseguiu recuperar para 8º porque dois pilotos desistiram e o ritmo de prova do brasileiro lhe proporcionou superar apenas outros dois adversários. Some-se a isso o fato da equipe Lotus ter utilizado uma asa traseira de menor pressão aerodinâmica e tanto Pietro quanto o companheiro de equipe René Binder acabaram sofrendo com isso.

O mexicano Alfonso Celis Jr., sem ter absolutamente nada com os problemas alheios, largou da pole e venceu de ponta a ponta a corrida #1 da rodada dupla, com Roy Nissany em segundo e Egor Orudzhev em terceiro. Este resultado punha o russo muito próximo de Pietro na classificação do campeonato, com o brasileiro ainda líder, três pontos na frente.

Hoje, Pietro deu uma ligeira bobeada na largada, mas em duas curvas, já havia enquadrado René Binder e superado o companheiro de equipe. Fittipaldi seguiu na ponta até a 8ª volta, quando parou para a troca obrigatória de pelo menos dois pneus. A equipe de mecânicos fez seu trabalho, mas quando o carro foi baixado do macaco, o motor morreu.

Foram alguns segundos de desespero até que o carro voltasse a funcionar e aí a corrida de Pietro já tinha ido pro vinagre. Ele voltou em 9º e ainda conseguiu ganhar mais três posições, insuficiente porém para mantê-lo como líder na tabela de pontos.

A vitória, de forma até certo ponto surpreendente, foi do russo Matevos Isaakyan, da equipe SMP Racing by AVF. Com pneus menos desgastados por ter abandonado cedo na véspera, ele extraiu boa velocidade de seu carro – apesar de um crônico problema de embreagem – e fez uma corrida totalmente de ataque. Quando fez seu pit stop, conseguiu retornar à pista na frente de René Binder e conservou a dianteira até a bandeirada final.

Alfonso Celis Jr. chegou em 3º lugar e com o resultado o piloto da Fortec é o novo líder do campeonato com 63 pontos, um a mais que Pietro Fittipaldi. Egor Orudzhev está em terceiro na tabela com 57, seguido por Nissany, Binder e Isaakyan.

A próxima rodada da World Series V8 é já no próximo fim de semana em Monza, na Itália.