A Mil por Hora
Fórmula Indy

Futuro com cara de pretérito

RIO DE JANEIRO – A IndyCar divulgou hoje as primeiras imagens do que se pretende ser o novo carro da categoria a partir da próxima temporada. O modelo DW12 desenvolvido pela Dallara vai dar lugar a mais um projeto do construtor italiano – só que desta vez, o objetivo é fazer com que o bólido […]

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Resgate: a IndyCar olha para o passado mirando o futuro, apresentando o que será o novo carro da categoria para 2018. Este é o render para circuitos mistos e ovais de traçado curto

RIO DE JANEIRO – A IndyCar divulgou hoje as primeiras imagens do que se pretende ser o novo carro da categoria a partir da próxima temporada. O modelo DW12 desenvolvido pela Dallara vai dar lugar a mais um projeto do construtor italiano – só que desta vez, o objetivo é fazer com que o bólido guarde semelhanças com os monopostos que dominaram a categoria, principalmente nos anos 1990 e início dos anos 2000.

A julgar pelo que se vê, a categoria deve alcançar seu intento. Serão oferecidas duas configurações de aerodinâmica – uma específica para os ovais de alta velocidade e outra para os ovais curtos e mistos, com a asa traseira oferecendo seis tipos diferentes de acerto. O kit de baixo arrasto é padrão para todos os times. Não haverá desenvolvimento específico de Chevrolet e tampouco de Honda, pelo visto.

Visão do que será o kit para Speedways. Não haverá aerodinâmica específica para a Honda ou para a Chevrolet em 2018

O que se espera é que a Fórmula Indy consiga fazer com que as corridas em ovais médios e curtos voltem a ser geridas pela questão da estratégia e não pura e simplesmente pela performance mecânica. A distância entre-eixos do futuro monoposto da categoria é a mesma do DW12, mas o carro é mais curto na seção dianteira. É bem possível que seja mais “nervoso”, para testar também a sensibilidade do piloto para os ajustes finos de chassi, cambagem das rodas (especialmente nos ovais) e suspensão.

Eu gostei muito do novo carro. Visualmente, mais bonito que o que se vê hoje, principalmente porque será abandonada a horrenda proteção das rodas traseiras. A tentativa de recordar o que eram os bólidos da CART é válida. E todo mundo que viu as fotos do IndyCar Next Generation curtiu.

É o futuro com cara de pretérito. Que o exemplo da Indy seja seguido por outras categorias mundo afora.