A Mil por Hora
Automobilismo Internacional

PWC: chuva cancela uma das corridas e Cadillac vence primeira no SprintX

RIO DE JANEIRO – A 2ª rodada da série SprintX do Pirelli World Challenge disputada no último fim de semana em Mosport, no Canadian Tire Motorsport Park, foi cheia de percalços para os participantes. Principalmente porque a prova do domingo, que completaria a programação da categoria no Canadá, foi cancelada em decorrência das fortes chuvas […]

ywllo1
A interpretação dúbia do regulamento de troca de pilotos no regime de Safety Car deu margem à Cadillac ganhar com larga vantagem na única corrida disputada em Mosport no último fim de semana: a chuva cancelou o evento de domingo e a organização deve programar essa etapa para Utah ou Austin

RIO DE JANEIRO – A 2ª rodada da série SprintX do Pirelli World Challenge disputada no último fim de semana em Mosport, no Canadian Tire Motorsport Park, foi cheia de percalços para os participantes. Principalmente porque a prova do domingo, que completaria a programação da categoria no Canadá, foi cancelada em decorrência das fortes chuvas que caíram no circuito. A drenagem não trabalhou no nível adequado e em pelo menos dois pontos do traçado a água formava riachos que provavelmente seriam um chamariz de graves acidentes. Ainda mais porque o traçado é muito rápido.

Em decorrência disto, houve apenas a disputa da etapa de sábado. E nela, reinou o caos. Por conta de uma interpretação dúbia em relação à abertura de boxes e a possibilidade de se fazer a troca de piloto em regime de bandeira amarela, a Cadillac achou que podia – tanto que fez: e o carro #8 da dupla Michael Cooper/Jordan Taylor parou nos boxes em regime de Safety Car, tirou partido disto e chegou a abrir uma vantagem próxima de uma volta. Acabaram com 46 segundos de vantagem para Patrick Long/Jörg Bergmeister, que largaram da pole position com o Porsche da Wright Motorsports. O outro Cadillac, com Ricky Taylor/Johnny O’Connell, fechou o pódio na única corrida disputada.

Na classe GT Pro-Am, vitória do Porsche da GMG Racing: Laurens Vanthoor/James Sofronas terminaram em oitavo na geral, seguidos por Michael Schein/Jan Heylen e Yufeng Luo/Alexandre Imperatori. Tyler McQuarrie/Henrique Cisneros foram os melhores na divisão GT-Am.

A Dream Racing venceu de novo na GT Cup Pro-Am com a dupla Alessandro Bressan/Yuki Harata, enquanto na GT Cup-Am, a pontuação máxima ficou com Joseph Toussaint/Cory Friedman. Na GTS, Ernie Francis/James Pesek levaram a melhor na classe Pro-Am com o Ford Mustang GT4 da PF Racing, enquanto Aristotle Balogh/Greg Liefooghe faturaram o primeiro lugar na subclasse GTS Am.

Como os organizadores já têm o cronograma definido para este fim de semana em Lime Rock Park, não há a possibilidade de se encaixar na programação a corrida cancelada em Mosport. Estuda-se realizar uma prova extra no Utah Motorsports Campus ou no COTA, em Austin.