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DTM

Bomba! Mercedes anuncia saída do DTM

  RIO DE JANEIRO – Eis que em plena segunda-feira, explode uma bomba de proporções atômicas no DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, que neste ano já sofreu com a redução de 33% do grid de largada: a Mercedes-Benz, após décadas de fidelidade ao campeonato, cai fora após o campeonato de 2018 para direcionar o […]

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RIO DE JANEIRO – Eis que em plena segunda-feira, explode uma bomba de proporções atômicas no DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, que neste ano já sofreu com a redução de 33% do grid de largada: a Mercedes-Benz, após décadas de fidelidade ao campeonato, cai fora após o campeonato de 2018 para direcionar o investimento para a Fórmula E, o campeonato dos carros elétricos, no qual estreará na temporada 2019/20.

Infelizmente, não surpreende: a Alemanha tem planos de eliminar os motores de combustíveis fósseis num futuro bastante próximo, construindo apenas modelos com motores elétricos. E como a marca da estrela de três pontas precisava cortar um programa para investir pesado na F-E, não valia a pena – por exemplo – acabar com o desenvolvimento dos carros baseados no regulamento FIA GT3, até porque saem mais barato para a fábrica já que são carros de competição derivados de um modelo de produção em série.

Os modelos do DTM perderam completamente a essência do passado e com o emprego de materiais cada vez mais leves e compósitos, os carros parecem verdadeiros Fórmula 1 carenados.

A saída da montadora é a primeira – e enorme – crise que Gerhard Berger terá que administrar à frente da ITR, que organiza a competição. Um duro golpe para um campeonato que já viveu dias gloriosos e pode definhar se não houver um mínimo de esforço para se trazer um terceiro construtor em curto espaço de tempo para suprir a ausência da Mercedes.

Não fará sentido BMW e Audi alinharem mais três carros, menos de dois anos depois de terem seus plantéis reduzidos. E tem mais: nem mesmo a paridade de regulamento com o Super GT japonês será capaz de fazer com que qualquer construtor oriental resolva investir no DTM. As únicas saídas seriam o retorno da Alfa Romeo ou da Opel (hoje controlada pelo grupo francês PSA).

Triste…