A Mil por Hora
IMSA

Confirmado: Penske e Honda em projeto DPi para 2018 na IMSA

RIO DE JANEIRO (Onisuaquisólamento!) – Quem achou que era caô do blogueiro quebrou a cara. Como diz a genial carnavalesca Rosa Magalhães, onisuaquisólamento. Só lamento! Desde novembro a gente já cantava a pedra, com a informação de fontes verídicas: a Penske estará no IMSA Weather Tech SportsCar Championship em 2018 em aliança com a Honda […]

Acura NSX and TLX to Race Up Pikes Peak; New TLX A-Spec Makes Ra

RIO DE JANEIRO (Onisuaquisólamento!) – Quem achou que era caô do blogueiro quebrou a cara. Como diz a genial carnavalesca Rosa Magalhães, onisuaquisólamento. Só lamento!

Desde novembro a gente já cantava a pedra, com a informação de fontes verídicas: a Penske estará no IMSA Weather Tech SportsCar Championship em 2018 em aliança com a Honda (leia-se Acura) num novo projeto Daytona Prototype International (DPi) com a plataforma do protótipo Oreca 07 e a equipe chamar-se-á Acura Team Penske.

Os japoneses, através de sua “brand” ianque, se tornam a quarta fábrica envolvida na competição ao lado da Cadillac, Nissan e Mazda. Algo já esperado: a Honda tinha um motor específico de LMP2 que equipou os carros da Michael Shank Racing nas duas últimas temporadas e, mesmo desenvolvendo um carro para a classe GTD dentro do regulamento FIA GT3, estava na cara que voltariam aos protótipos em breve. E nada como uma parceira de peso para dar suporte e expertise.

O carro se chamará Acura ARX-05 e terá o motor AR35TT biturbo com 3,5 litros de capacidade cúbica e arquitetura V6. Os detalhes serão conhecidos no Monterey Car Week, em agosto, no circuito californiano de Laguna Seca. Testes vão ser iniciados o quanto antes para que o carro esteja pronto para o primeiro desafio, que será – logo de cara – as 24 Horas de Daytona, previstas para janeiro do próximo ano.

“Estamos felizes por juntar forças com a família Honda Performance Development e representar a marca Acura com dois protótipos em 2018”, confirmou o fundador e chefão do Team Penske, Roger Penske.

Pois é: não haverá apenas um carro na pista. Serão dois!

“As corridas de Carros Esporte são uma parte integral da herança do Team Penske, desde nossa primeira corrida em 1966 (24h de Daytona) até a American Le Mans Series nos anos 2000 (onde a equipe tinha o Porsche RS Spyder, que dava trabalho aos Audi Turbodiesel LMP1)”, disse Roger.

“Reviver um programa dessa natureza com o Team Penske sempre foi um objetivo nosso, mas tínhamos que estar ao lado de parceiros fortes e bem-sucedidos feito a Honda e a Acura. É espetacular poder estender nossas relações das concessionárias (N. do blog: Roger Penske é dono de várias concessionárias da marca nos EUA) às pistas e nós estamos bastante excitados por voltar às competições IMSA e estar no Weather Tech SportsCar Championship”, finalizou o dirigente.

O programa será administrado em parceria entre a Penske e a Honda Performance Development (HPD), o braço de competição da Acura Motorsports e da Honda Racing na América do Norte. Cabe lembrar que a Honda tem um passado de muito sucesso nas provas de Endurance dos EUA, inclusive tendo vencido as classes LMP1 e LMP2 no extinto certame American Le Mans Series em 2009, sem contar uma vitória nas 24 Horas de Le Mans com a Strakka Racing e outra com a Starworks Motorsports, bem como o título de 2012 na classe LMP2 no atual formato do WEC com a equipe de Peter Baron.

Antes, nos anos 1990, os protótipos Acura Spice venceram de forma consecutiva três campeonatos do IMSA Camel Lights, sempre com Parker Johnstone a bordo.

E por falar em pilotos, embora não tenham sido revelados, podem aceitar que é 99,9% certo que uma das duplas será formada por Hélio Castroneves e Juan Pablo Montoya. Se não correrem juntos – o que seria demais – Roger Penske coloca cada um num carro e traz pilotos do mais alto gabarito para compor as duplas. Aliás, material humano não falta no mercado e não duvidaria se o dirigente trouxesse de volta alguns dos nomes que correram para a equipe no projeto da Penske com a Porsche nos anos 2000.

Alguém aqui pensou em Romain Dumas?