A Mil por Hora
IMSA

AX Racing confirma Nasr e Albuquerque titulares para 2018

RIO DE JANEIRO – O português continua como o idioma dominante na Action Express para a próxima temporada do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Serão três pilotos que falam a nossa língua a defender o time chefiado por Gary Nelson ano que vem com os Cadillac DPi-V.R, de acordo com o comunicado oficial divulgado pela […]

CX_Filipe-Albuquerque-1
Ora pois: João Barbosa ganha definitivamente a companhia de Filipe Albuquerque como piloto titular em 2018. Christian Fittipaldi muda de status na AX Racing

RIO DE JANEIRO – O português continua como o idioma dominante na Action Express para a próxima temporada do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Serão três pilotos que falam a nossa língua a defender o time chefiado por Gary Nelson ano que vem com os Cadillac DPi-V.R, de acordo com o comunicado oficial divulgado pela equipe nesta quinta-feira.

Na verdade, as mudanças já tinham sido veiculadas pela mídia automobilística dos EUA e a confirmação era questão de tempo. O carro #5 não terá mais Christian Fittipaldi como piloto titular, já que a vaga de companheiro full time do português João Barbosa será ocupada integralmente pelo também português Filipe Albuquerque.

Christian, que completa 47 anos em janeiro próximo, continua na equipe como piloto nas provas do Tequila Patrón North American Endurance Cup e com um cargo extrapista: o filho de Wilsinho Fittipaldi foi nomeado o novo diretor esportivo da escuderia.

Novos ares: Felipe Nasr deixa o sonho da Fórmula 1 de lado e muda de armas e bagagens para a IMSA em 2018. Brasileiro guiará o carro #31 ao lado de Eric Curran

Mas a equipe não fica sem um brasileiro como piloto titular: após duas temporadas na Fórmula 1 pela Sauber e um ano praticamente sabático, quebrado apenas pelas participações no Porsche Endurance Series, Felipe Nasr foi confirmado no carro #31 do time ao lado de Eric Curran. Esse bólido terá Mike Conway pelo menos em Daytona e Sebring, além da presença de Tim Keene como estrategista de corridas e coordenador de performance da AX Racing. A vasta experiência adquirida na Chip Ganassi Racing e no projeto DeltaWing será útil para a equipe em 2018.

A mudança de Nasr para a IMSA vem em boa hora. Com a possibilidade da unificação de regulamentos para 2020 entre o ACO e os ianques, Felipe pode ter atirado na direção certa. Aliás, discordo dos que acham que o Weather Tech SportsCar Championship é um campeonato de segunda linha. Se fosse assim, não teria quatro marcas investindo na plataforma DPi – afora as que têm times oficiais na GTLM – e tampouco equipes do calibre de Penske e Joest Racing, que costumam não jogar pra perder.

E, como sempre digo e repito: os pilotos brasileiros finalmente estão se ligando que há vida fora da Fórmula 1.

Dessa forma, o grid já tem dois representantes do país mais do que confirmados para 2018: Felipe Nasr e Pipo Derani. Hélio Castroneves pode ser anunciado em breve pela Penske e tudo indica que Oswaldo Negri deve seguir seu trabalho junto à equipe Michael Shank Racing na divisão GTD.