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BMW apresenta oficialmente a nova M8 GTE

RIO DE JANEIRO – O Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt, na Alemanha, assistiu nesta terça-feira ao lançamento oficial da nova BMW M8 GTE. O carro que será alinhado em duas frentes no Endurance internacional a partir do próximo ano, vem sendo exaustivamente desenvolvido e estreia no fim de janeiro com a disputa das 24 […]

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A M8 GTE foi apresentada oficialmente no Salão Internacional de Frankfurt

RIO DE JANEIRO – O Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt, na Alemanha, assistiu nesta terça-feira ao lançamento oficial da nova BMW M8 GTE. O carro que será alinhado em duas frentes no Endurance internacional a partir do próximo ano, vem sendo exaustivamente desenvolvido e estreia no fim de janeiro com a disputa das 24 Horas de Daytona, na Flórida.

A dúvida é: por qual equipe. A Rahal Letterman Lanigan Racing é parceira dos bávaros há mais de uma década, mas a BMW estuda a troca pela Andretti Autosport, com quem desenvolvem o projeto de Fórmula E. O BMW Team MTEK será o time responsável por alinhar dois carros no FIA World Endurance Championship e também nas 24 Horas de Le Mans, corrida que a marca ganhou em 1999 com um protótipo LMP e que disputou pela última vez em 2011 – um dos pilotos era o brasileiro Augusto Farfus.

Carro terá motor biturbo 4 litros V8 e teve sua aerodinâmica desenvolvida pelo programa Computational Fluid Dynamics (CFD)

Sob o capõ, vai roncar um motor V8 com 4 litros de capacidade cúbica e em arquitetura de 90º, impulsionado por dois turbocompressores, debitando mais de 500 cavalos a 7 mil rotações por minuto. Transmissão sequencial de seis marchas com acionamento paddleshift, com embreagem Sachs em carbono. A eletrônica foi totalmente desenvolvida dentro do departamento de engenharia do motorsport da marca, assim como as rodas são feitas sob medida.

A aerodinâmica foi desenvolvida com o auxílio do programa Computational Fluid Dynamics (CFD), pelo BMW Group Aero Lab. O chassis foi construído em compósito de carbono com barras de segurança devidamente aprovadas pela DMSB. Os amortecedores são ajustáveis em quatro regulagens e as barras anti-roll também são desenvolvidas para ajuste rápido dentro do carro.

O peso do conjunto será de 1220 kg, sem piloto e combustíveis.